RESUMO: A abordagem lúdica no ensino de química estimula a autonomia dos alunos, favorece o aprendizado, transformando o ambiente de sala de aula em um lugar de criação. As atividades lúdicas desenvolvidos no Programa Residência Pedagógica (PRP), tiveram como objetivo a busca por variadas formas de engajar os alunos nas rotinas de estudo. A aplicação da atividade lúdica ocorreu em uma escola de uma cidade do Agreste alagoano, e também em escolas que não têm o PRP, através das ações da Exposição Lúdico Científica Itinerante de Química do Cotidiano e Sustentabilidade, e a Exposição do Show de Química dos quais os residentes também são protagonistas. A metodologia consistiu em pesquisar, idealizar, desenvolver e aplicar em sala de aula um jogo para o ensino de hidrocarbonetos, na educação básica, durante o período de regência do PRP. O jogo criado foi denominado de Hidrobingo e traz como proposta, não só a competição de um jogo convencional, mas busca principalmente estimular a compreensão dos conteúdos sobre hidrocarbonetos vistos durante as aulas. Como resultados da aplicação da atividade lúdica podemos destacar o estímulo à autonomia dos alunos, favorecimento do aprendizado e trabalho em equipe.