No presente trabalho, busca-se a análise das possibilidades pedagógicas no ensino básico, partindo de um segmento abstraído da cultura regional, na qual a comunidade escolar está inserida, cujas tradições caipiras foi objeto de estudo numa unidade escolar de ensino público. Assim, no trabalho objetiva-se tecer reflexões sobre as transmutações culturais da sociedade contemporânea, considerando-se, essencialmente, os aspectos de rupturas e/ou permanência da chamada cultura caipira, por meio de uma investigação analisada do ponto de vista histórico-sociológico. Como contraponto e resistência ao predomínio hegemônico da cultura digital hodierna, a qual atuaria em detrimento da preservação das tradições caipiras e dos valores nelas implícitos, propôs-se a articulação curricular entre escola e comunidade, como meio de apropriação crítica do conhecimento histórico-sociológico em sua totalidade, considerando-se suas peculiaridades, bem como os atores sociais que simbolizam as representações culturais locais, por meio de manifestações destes quando submetidos à indagações permeadas pela história oral. Os resultados deste investimento pedagógico, apontam para as premências de investimento em estudos sobre Memória Local/Regional, uma vez que, os sujeitos históricos se encontram situados culturalmente dentro de sua comunidade escolar, o que permite, potencialmente, conjecturar novas possibilidades pedagógicas provenientes da história local.