A ausência de estímulos à leitura na educação contemporânea é uma preocupação que transcende os diversos níveis de ensino; a ênfase excessiva de atividades padronizadas e a escassez de bibliotecas escolares bem equipadas são alguns dos fatores que influenciam esse cenário desafiador aos professores. Posto isso, a necessidade de elaborar estratégias de atividades dinâmicas e multidisciplinares para engajar o incentivo à leitura entre os alunos se tornou urgente. Os resultados dessa problemática foram observados ao longo das práticas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de licenciandos do curso de Letras Língua Portuguesa (UERN) em duas escolas da cidade de Assú/RN: a Escola Estadual de Tempo Integral Poeta Renato Caldas e a Escola Estadual Tenente Coronel José Correia. Diante do exposto, este trabalho ressalta a eficácia incontestável de utilizar a literatura potiguar como ferramenta pedagógica, com foco particular em uma abordagem com as obras do renomado autor Câmara Cascudo – ricas em cultura popular e folclore brasileiro. Sob essa perspectiva, essa pesquisa, proveniente de experiências do Programa, norteia-se em uma sólida base teórica: Cândido (2007) e Cosson (2009). Os resultados obtidos destacaram a relevância em práticas pedagógicas compostas de identidade cultural local e a ludicidade, democratizando uma literatura mais acessível a todos.