A formação inicial de professores é imprescindível e contribui significativamente na ampliação dos saberes e conhecimentos para que o professor de português seja um profissional de excelência no seu campo de atuação. Nesse sentido, este trabalho analisa o papel do PIBID/Letras como ferramenta na formação de professores da educação básica, que possibilita desenvolver competências e habilidades para a prática docente, promovendo a integração entre a formação acadêmica e a prática docente em sala de aula. Como metodologia, a pesquisa qualitativa foi conduzida na Escola Cidadã Integral Técnica Estadual Chiquinho Cartaxo, Sousa-PB, entre 2023 e 2024, evidenciando as contribuições do PIBID para a preparação dos futuros professores de língua portuguesa. A análise dos resultados, tendo como referência as ações do Subprojeto PIBID/Letras demonstraram como o programa estimula a reflexão crítica e ações inovadoras, integrando teoria e prática no contexto educacional. Assim, emerge como um agente promovedor de integração da IES com a escola de ensino básico de maneira significativa. Não apenas como ferramenta de formação para o futuro professor, mas também resgata e fortalece a prática docente do professor supervisor.