Desde o Decreto 9.099/2017, o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) foi unificado com o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) através da modalidade PNLD-Literário. Com diretrizes que versam sobre pluralismo de ideias, diversidade social, apreço à tolerância, o programa encontra na aquisição de obras literárias um interstício para romper as interdições e proporcionar o encontro da juventude com temas profundamente ligados às suas vivências, mas censurados pelos discursos conservadores. Entre esses temas, o gênero e a diversidade sexual estão presentes. Este trabalho tem como objetivo analisar como a educação literária promove acesso aos discursos contrários à lgbtfobia a partir da obra Sapato de Salto, de Lygia Bojunga (2018), integrante do PNLD Literário Ensino Médio 2018. Considera os estudos de Lajolo e Zilberman (2017) sobre as políticas públicas e a interferência da escola na literatura, assim como as análises de Grossi (1995), Connell (1995; 1997; 2016) e Lugarinho (2013) acerca do gênero e da diversidade sexual na sociedade, na adolescência e na literatura. Concluímos a priori que a expressividade do uso da linguagem, a estética da obra e as representações de códigos de comportamento e de valores tornam possível a promoção do diálogo respeitoso sobre a homoafetividade na escola.