O artigo em síntese, apresenta parte dos resultados da tese “Dúvidas, Incertezas e Inquietações de Professoras/es: Tessituras a partir de um curso de formação continuada em gênero e sexualidades na escola”. Em pesquisa qualitativa, percorri falas de 34 cursistas que frequentaram o “Curso de Extensão em Gênero e Sexualidade” no formato on-line no ano de 2021. Pela perspectiva de indícios, pistas e sinais e não verdades absolutas, busquei para leitura das discussões a metodologia nos/dos/com os cotidianos, uma vez que mergulhei nos espaçostempos da pesquisa, dedicando-me aos sujeitos, nas quais as ações dos cotidianos produzidospraticados foram observadas de forma atenta, respeitando as minhas subjetividades e das/os cursistas. Compreendi que a partir de uma formação inicial insuficiente professoras/es constituem saberes experienciais, através de situações que acontecem nos cotidianos da escola e os currículos passam a serem criados diariamente, no diálogo nos/dos/com os pares e no entrelaçamento entre as diversas redes de sujeitos e conhecimentos. Assim, percebo que deveria haver maiores investimentos em políticas públicas educacionais sobre as questões dos gêneros e sexualidades e a importância de formações continuadas que visem a constituição de práticas mais justas, sem desigualdades, preconceitos, intolerâncias e desrespeito aos diferentes modos de vida.