O objetivo desta pesquisa é destacar os efeitos que a biblioteca pode ter no incentivo à leitura com destaque para a questão étnico-racial, ressaltando a importância de se discutir essas questões nas bibliotecas, visto que a cidade do Rio de Janeiro é a segunda cidade com maior população de negros e negras do Brasil. A pesquisa também analisa a responsabilidade social da biblioteca, tendo em vista os propósitos da Agenda 2030, que garantem o compromisso com a justiça racial e igualdade. No referencial teórico são abordadas questões étnico-raciais, formação e desenvolvimento de coleções, formação do leitor e formação do bibliotecário. No referencial metodológico, além da pesquisa bibliográfica, foi realizada análise dos currículos dos cursos de Biblioteconomia nas universidades do estado do Rio de Janeiro e levantamento quantitativo do acervo dedicado à temática étnico-racial para o público infanto-juvenil nas bibliotecas municipais da cidade, tendo em vista que o papel dessas instituições é ser inclusivo para todos. Na pesquisa dos currículos de Biblioteconomia foi possível perceber a temática em algumas disciplinas, entretanto, constata-se que não são todas as instituições que as oferecem. Após a análise dos acervos, percebeu-se a necessidade de ações nas bibliotecas voltadas para discussões étnico-raciais direcionadas ao público infanto-juvenil. Com respeito à formação de profissionais bibliotecários, são poucas as universidades que oferecem disciplinas com essa temática em seus currículos, ou seja, percebe-se a ausência de discussões empíricas de modo a preparar esses profissionais para essas demandas.