Este trabalho resulta de uma pesquisa conduzida no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica do Instituto Federal Goiano, com o propósito de investigar o potencial do YouTube como uma ferramenta de ensino de História relacionada às questões de gênero e sexualidade. A análise da plataforma revelou a presença de vídeos que abordam essas temáticas no contexto do ensino de História, embora não sejam diretamente apropriados para aulas de Ensino Médio, mas sim como recursos complementares para o planejamento das aulas e a formação contínua dos professores. O estudo destaca a relevância de incluir discussões sobre gênero e sexualidade no ensino de História, não apenas para a formação dos estudantes, mas também para a construção de uma sociedade mais inclusiva e respeitosa, ressaltando a ausência desses temas nos documentos curriculares brasileiros, em especial na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, o trabalho envolveu entrevistas com docentes do Ensino Médio da rede pública de Pires do Rio, Goiás, cujas percepções foram analisadas com base na metodologia de Análise de Conteúdo. A partir dessas entrevistas, foi desenvolvido um produto educacional composto por vídeos e um guia didático, destinado a auxiliar os professores na abordagem das questões de gênero e sexualidade nas aulas de História. Em suma, a inserção desses temas no currículo escolar é crucial para promover o respeito à diversidade, ao mesmo tempo que permite aos estudantes compreenderem a complexidade das relações sociais e se tornarem cidadãos mais críticos e conscientes.