Este trabalho apresenta a análise das pesquisas acadêmicas envolvendo gênero, sexualidade e Educação Infantil, produzida entre os anos 2010 e 2020, resultado do diálogo entre uma pesquisa de doutorado e uma pesquisa de pós-doutorado em andamento. Destaca o contexto de intensificação de ataques ideológicos, com tentativa de distorcer o conceito de gênero, baseadas na ideologia que visa confundir crianças em seus processos de construção identitária e poderia colocar em risco a família, a inocência infantil, estimulando nas crianças a homossexualidade e a transgeneridade. Tem como referencial teórico-metodológico o Estado da arte e do conhecimento, realizado a partir do levantamento nas bases de dados Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e do Catálogo de Teses e Dissertações Capes, produzidas no Brasil. O levantamento e as análises quanti-qualitativa das pesquisas foi realizada a partir do título, resumo, palavras-chaves e de uma lista de descritores dos campos de Estudos de Gênero, Sexualidade e Educação Infantil. Os dados revelam as mudanças quantitativas da produção ao longo dos anos e apresentam as problemáticas investigadas. Trazem os programas de pós-graduação, áreas de conhecimento e regiões brasileiras nas quais estes estudos foram realizados. O trabalho pretende contribuir para sistematização e socialização do conhecimento na área e fomentar o campo da pesquisa acadêmica como forma de resistência diante das desigualdades de gênero e preconceitos na Educação Infantil.