GUSE, Hygor Batista. . Ciência e Arte do Encontro: o Rio de Braços Abertos... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/106739>. Acesso em: 23/12/2024 07:16
Na sociedade brasileira ainda existem discursos que caracterizam a Matemática como uma disciplina despersonalizada e descontextualizada. Tais discursos, consequentemente, esbarram nas expectativas das pessoas sobre como deve(ria) ser ume docente dessa disciplina, expectativas essas que podem ir na contramão de vivências de pessoas que dissidem das normas sociais. Em função desse cenário, essa produção visa discutir as concepções de professores(as) LGBTI+ que ensinam Matemática sobre como eles(as) descrevem um(a) professor(a) de Matemática e suas principais características. Para isso, utiliza-se trechos de narrativas de seis professores(as) LGBTI+ que ensinam Matemática nas quais questiona-se como eles(as) descrevem ume docente dessa disciplina e se eles(as) se enquadram em tal descrição. Metodologicamente, em função da abordagem adotada, utiliza-se os procedimentos das narrativas (auto)biográficas. Como resultado, percebemos que muitos(as) desses(as) docentes idealizam uma concepção de professore de Matemática que foge das expectativas sociais sobre tal profissional, porém enfrentam dificuldades para romper as barreiras que emergem dessas expectativas e seguir em direção aos seus ideais.