RESUMO O presente trabalho pretende refletir de que maneira são abordadas as questões de gênero e de sexo no contexto dramatúrgico contemporâneo aplicadas à pedagogia teatral, tendo como pressupostos o heteroterrorismo, e o conceito de geografia sexual e de que maneira o teatro possibilita reflexões e problematizações sobre tais assuntos. A metodologia aplicada neste estudo se deu pelos vieses da abordagem qualitativa e sob o processo de reflexão crítica, a partir dos pressupostos da pedagogia do oprimido e do teatro do oprimido, por entender a importância da relação educador/educando em constante processo de transformação social por meio da formação política e ética de todos os seus atores. Para tanto, iniciamos com uma breve fundamentação teórica em torno do tema em foco a fim de melhor compreender as tensões entre os discursos heteronormativos e as dissidências de gênero e sexuais. Em seguida, procuramos apontar tais assuntos no contexto dramatúrgico contemporâneo, sobretudo em relação ao ensino de teatro. Consideramos que a exploração dos referidos temas pode contribuir para o combate às práticas heteroterroristas por meio de intervenções estético-artísticas artivistas.