O trabalho apresenta como temática o relato do grupo de estudos sobre “Vivências Trans na Universidade” realizado pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O objetivo é socializar o conhecimento das experiências vividas por estudantes trans dentro da Universidade na cidade de Florianópolis/SC, visando entender a dinâmica opressora e transfóbica que é atravessada na vida dessas pessoas pelas instituições de ensino. Para subsidiar os encontros foi realizada previamente uma revisão bibliográfica e em seguida foram utilizadas dinâmicas de interação com o grupo, a fim de proporcionar um debate qualitativo e um espaço confortável aos estudantes participantes. A partir da fundamentação teórica e das discussões, observa-se que pessoas trans? que estão dentro do espaço acadêmico experienciam diversas formas de opressão, vindo de docentes, técnicos ou até mesmo outros estudantes. Após os encontros para debate, foi efetuada uma análise para um levantamento de resultados e novas propostas interventivas a serem realizadas pelo PET/SSO em conjunto com o Centro Acadêmico Livre de Serviço Social (CALISS).