O trabalho visa apresentar o mapeamento e análise produzida no interior do grupo de pesquisa InFemis - Infância e Feminismos da Universidade Federal de São Carlos, a respeito das preposições metodológicas e procedimentais que abarcam pesquisas feministas, refletindo sobre o efeito dessas preposições quando dialogadas com as pesquisas em Educação. Como critério para localização dessas pesquisas, utilizou-se as palavras chave - feminismo, feministas, pesquisas feministas e metodologias de pesquisas feministas. O repertório encontrado foi estudado e analisado pelo grupo, sendo possível indicar algumas premissas iniciais, a destacar: abordagens ligadas às temáticas de gênero e que trazem a problematização da desigualdade; referentes a construção de estratégias para a promoção da equidade; pesquisas e metodologias propositivas, isto é, que procuram trazer uma dimensão pragmática para a transformação social, a qual em si é o grande propósito dessas perspectivas; abordagens que se preocupam com a linguagem, com a ética e com a visibilidade de pessoas que são normalmente descanteadas, como mulheres, mulheres negras, pessoas trans, entre outras. Para todas essas premissas, há direcionamentos e orientações que podem ser incorporadas nas pesquisas em Educação, sobretudo, naquelas que se preocupam com a equidade e a justiça social, tal como as abordagens feministas. Pretende-se, desse modo, trazer de forma sistematizada essas