Este trabalho consiste em um levantamento bibliográfico realizado na pesquisa de mestrado em andamento, intitulada: “‘Não vou parar’: (r)existências contra a LGBTI+fobia na formação docente em um Instituto Federal (IF)”. Tem por objetivo apresentar e discutir a produção acadêmica das reuniões da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), de 2017, 2019 e 2021, relativamente à LGBTI+fobia - opressão e violência contra pessoas fora das normas heterocisgêneras. Primeiramente foi feita a seleção de resumos de trabalhos dessas reuniões que abordassem gênero e sexualidade na formação de professoras/professores e/ou homofobia/LGBTI+fobia e formação docente ou homofobia/LGBTI+fobia no contexto educacional. Foram buscadas as produções de dois Grupos de Trabalho (GTs): a) GT 08 (Formação de Professores) e b) GT 23 (Gênero, Sexualidade e Educação), resultando em 16 trabalhos. Depois da leitura dos resumos desses trabalhos, foi realizada a leitura por completo daqueles que apontassem para uma proximidade com o campo de pesquisa da dissertação, ou seja, com a discussão do combate à LGBTI+fobia na formação docente, um total de 9 trabalhos, sendo que apenas um deles era do GT 08. Com as análises, foi possível perceber que ainda são escassas as pesquisas que abordam gênero e sexualidade, mais especificamente a LGBTI+fobia na formação docente. Foi possível verificar uma escassez no GT 08 de trabalhos que discutissem a formação docente alinhada às categorias aqui apresentadas, o que é um possível indício de dificuldade ou falta de interesse em se aliar a perspectiva formativa com o combate à LGBTI+fobia nos últimos anos.