A atual abordagem educacional sobre sexualidade no Brasil está aquém das necessidades dos jovens, focando predominantemente em aspectos biológicos e deixando de lado dimensões cruciais como gênero, identidade, orientação sexual, consentimento, prevenção da violência e outras. Essa lacuna é preocupante, especialmente considerando os riscos sociais enfrentados pela juventude brasileira, como violência, abuso sexual, intolerância e discriminação. Diante dessa situação insuficiente para atender às demandas e necessidades dos jovens brasileiros, o presente estudo dialoga sobre a abordagem da Comprehensive Sexuality Education como referência internacional para promover a inovação em educação na área de educação em sexualidade no Brasil. A presente abordagem emerge como uma ferramenta de educação holística, cuja eficácia é corroborada por evidências que demonstram impactos positivos no desenvolvimento dos jovens em curto, médio e longo prazo principalmente em aspectos para além do biológico como questões culturais, sociais e psicológicas. Seu tipo de abordagem abrangente a torna relevante para a situação atual do Brasil e mostra compatibilidade com o que as legislações educacionais brasileiras vigentes preconizam em relação à educação em sexualidade no ambiente educacional brasileiro. Por fim, sendo desenvolvida internacionalmente no Norte Global ressalta-se a necessidade de um processo de adaptação à realidade pós colonial brasileira através da crítica à colonialidade do saber e o uso de perspectivas interseccionais pois a adoção acrítica de conhecimentos produzidos em sociedades metropolitanas do Norte Global pode resultar no apagamento das epistemologias do Sul Global ou na inadequação dessas epistemologias para corresponder às realidades pós-colonial do contexto em questão.