Este relato de experiência tem o objetivo de visibilizar os impactos das epistemologias trans numa perspectiva de saúde transmaculina em um estágio docente de doutorado numa turma do curso de bacharel em Educação Física na disciplina Políticas Públicas na Saúde e no Esporte. Dentre as três aulas e uma roda de conversa ministradas pelo professor Leonardo Peçanha, duas atividades tiveram especificamente o tema de saúde transmasculina. A aula foi ministrada trazendo elementos e conceitos sobre transmasculinidades e saúde, principalmente sobre a importância e atuação do profissional de Educação no cuidado em saúde de homens trans visando corporeidades não cisgêneras. O resultado foi de curiosidade, embora tivesse certa dificuldade de entender alguns conceitos, tais como, o uso do binder. O nome social e a reposição hormonal com testosterona foram temas ditos nas aulas que correram bem dinâmicas. O atendimento na periodicidade de exercícios físicos enquanto cuidado em saúde visando minimizar comorbidades foi outro tema. A roda de conversa com um ex-atleta e treinador homem trans exemplificou o que na teoria não pode ser dito de forma prática. Ou seja, como atletas homens trans podem atuar junto de homens cisgêneros, principalmente se manter um treinamento continuado e as experiências do time Transunidet em torneios e competições mostrou isso. O impacto da epistemologia transmasculina contribuiu para o aprofundamento e aperfeiçoamento da prática profissional com homens trans e demais pessoas que possam ser atendidas pelo profissional de educação física.