Diante as demandas sobre as questões de gênero e sexualidade observadas na realidade escolar (o fato mais preocupante, o caso de estudantes trans sofrendo transfobia de colegas), discussões sobre gênero e sexualidade foram levantadas na sala de coordenação para tratar o assunto. Assim, foi identificada a necessidade de uma abordagem mais direcionada aos alunos e com ações voltadas ao combate à LGBTIfobia. A partir dessas inquietações, desenvolvemos uma ação interventiva, configurada de modo a promover o debate e a reflexão sobre hábitos e atitudes positivas e estimular o protagonismo em ações anti-LGBTIfóbicas. Foi uma ação muito bem aceita e avaliada pelos alunos, porém percebemos que mesmo com a as ações desenvolvidas, atitudes LGBTIfóbicas por parte de alguns alunos continuavam arraigadas e atravessadas pela minimização ou negação da problemática. A ação foi desenvolvida dentro do projeto “Pra Melhorar”do Serviço de Orientação Educacional, o SOE do Centro de Ensino Fundamental 102 Norte de Brasília, que visa estimular o interesse e a criatividade e também trazer ações práticas para melhorar a vida do estudante dentro e fora da escola.