A oficina de conversação em Língua Inglesa (LI) denominada One Ticket to Speak foi uma ação que realizamos como professores em formação inicial vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no subprojeto de Letras Inglês da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB - Campus I), com alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública situada no município de Campina Grande/PB. Nesse contexto, este relato de experiência foi elaborado com o objetivo geral de analisar a implementação dessa oficina no desenvolvimento da oralidade em LI de alunos do Ensino Médio. Para isso, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: (i) descrever como surgiu a ideia, como se deu o planejamento e a execução da oficina; (ii) expor a experiência de apresentação oral no IX Encontro de Iniciação à Docência (ENID): e (iii) refletir sobre os resultados alcançados pelos alunos e por nós, como professores em formação inicial, com essa experiência. Como norte teórico, discorremos sobre planejamento de ensino; posteriormente, discutimos sobre a prática reflexiva no ofício do professor; e, por fim, refletimos sobre identidade docente. Constatamos que os principais resultados obtidos pelos alunos foram: a construção de confiança quanto ao uso da LI, a aprendizagem do vocabulário utilizado em viagens e a prática da oralidade por meio de atividades que incentivaram a autonomia; enquanto que por nós, como professores, foram: a oportunidade de construção da identidade docente, as reflexões sobre o planejamento e a ação de dar aulas e o desenvolvimento de uma consciência crítica acerca das complexidades relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem de LI.