RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATO DE VIVÊNCIA NO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA EM GUARABIRA – PB
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106503 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 293 "inscrito_id" => 78 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATO DE VIVÊNCIA NO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA EM GUARABIRA – PB" "resumo" => "O presente relatório tem por objetivo relatar a experiência vivida no trajeto no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (PRP), no que concerne à docência enquanto estudante do curso de Licenciatura em História, da UEPB – Campus Guarabira. O documento tem como propósito a exposição de forma detalhada e descritiva das tarefas desenvolvidas durante o período de duração do Programa de Residência. Para a elaboração deste trabalho, consideramse as observações, os momentos de experiências, para assim, indicar as concepções pessoais e os resultados atingidos até a conclusão da residência, como a observação de aulas, a imersão na escola-campo, elaboração e correção de atividades e provas, as práticas obtidas com outros professores da escola, sob o acompanhamento do professor preceptor, além de pesquisas e programações de formação paralela conduzidos pelo orientador do programa na Universidade junto com os residentes. Como dito acima, o artigo servirá de reflexão, a respeito da relevância da residência pedagógica, no fomento da atividade do magistério, por se tratar de um programa que busca contribuir para a formação profissional e acadêmica dos alunos por meio da introdução na escola, com isso, é uma base fundamental entre a universidade e as escolas, como consequência direto disso, uma atenuante no processo de ensino-aprendizagem durante o processo de formação. A experiência na Residência Pedagógica está sendo bastante interessante e despertou o desejo, digamos que, estava adormecido, para a docência." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 06 – Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID78_TB293_15032024211951.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS HENRIQUE FLORIANO DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "LUCAS HENRIQUE" "autor_email" => "lucas.floriano@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 106503 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 293 "inscrito_id" => 78 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATO DE VIVÊNCIA NO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA EM GUARABIRA – PB" "resumo" => "O presente relatório tem por objetivo relatar a experiência vivida no trajeto no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (PRP), no que concerne à docência enquanto estudante do curso de Licenciatura em História, da UEPB – Campus Guarabira. O documento tem como propósito a exposição de forma detalhada e descritiva das tarefas desenvolvidas durante o período de duração do Programa de Residência. Para a elaboração deste trabalho, consideramse as observações, os momentos de experiências, para assim, indicar as concepções pessoais e os resultados atingidos até a conclusão da residência, como a observação de aulas, a imersão na escola-campo, elaboração e correção de atividades e provas, as práticas obtidas com outros professores da escola, sob o acompanhamento do professor preceptor, além de pesquisas e programações de formação paralela conduzidos pelo orientador do programa na Universidade junto com os residentes. Como dito acima, o artigo servirá de reflexão, a respeito da relevância da residência pedagógica, no fomento da atividade do magistério, por se tratar de um programa que busca contribuir para a formação profissional e acadêmica dos alunos por meio da introdução na escola, com isso, é uma base fundamental entre a universidade e as escolas, como consequência direto disso, uma atenuante no processo de ensino-aprendizagem durante o processo de formação. A experiência na Residência Pedagógica está sendo bastante interessante e despertou o desejo, digamos que, estava adormecido, para a docência." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 06 – Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID78_TB293_15032024211951.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS HENRIQUE FLORIANO DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "LUCAS HENRIQUE" "autor_email" => "lucas.floriano@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }