USO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA LUNETA ASTRONÔMICA: UM NOVO OLHAR PARA O ENSINO DA ÓTICA GEOMÉTRICA.
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106645 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 446 "inscrito_id" => 386 "titulo" => "USO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA LUNETA ASTRONÔMICA: UM NOVO OLHAR PARA O ENSINO DA ÓTICA GEOMÉTRICA." "resumo" => "Sabendo das mudanças na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da alta aceitação das metodologias ativas, atualmente, foi pensado em uma sequência de ensino que pudesse abordar ambas as perspectivas, tendo em vista a projeção da intervenção na turma de física do 2° ano médio da Escola Estadual Targino Pereira, como aluno do Programa de Iniciação a Docência (PIBID), foi idealizada a proposta de trabalhar na construção de uma luneta astronômica, em função dos conhecimentos de ótica, assim foi dado o ponta pé inicial em busca da sequencia de ensino modelo, tendo já definido o produto, no caso a luneta, a próxima etapa foi definir a metodologia, no caso a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) que se encaixou perfeitamente nas expectativas, pois é uma metodologia de ensino que enfatiza a aprendizagem ativa, prática e contextualizada por meio da realização de projetos, ela difere do modelo tradicional de ensino, no qual os alunos muitas vezes aprendem por meio de aulas teóricas e memorização de fatos, pois os projetos permitem que os alunos apliquem o que aprenderam em situações do mundo real. Dando continuidade o próximo passo é a distribuição das aulas, que ocorrerá da seguinte forma, após o primeiro encontro, que será direcionado para apresentação, vai ser encaminhado aos alunos o material necessário para que possam estar aptos para os sucessivos encontros e que nos momentos das aulas sejam direcionados para tirar duvidas, resolver questões problemas, demonstrações de exemplos e desenvolver a luneta. Logo esperasse que os alunos se dediquem e se desenvolvam em função do aprendizado que estar a ser proporcionado a eles, onde no final possam deter os conhecimentos não só de óptica, mais sim um pouco sobre a astronomia, pois os estudantes são protagonistas na busca pelo seus conhecimentos." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID386_TB446_25032024195153.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDSON SANTOS OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "EDSON OLIVEIRA" "autor_email" => "edson.oliveira@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 106645 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 446 "inscrito_id" => 386 "titulo" => "USO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA LUNETA ASTRONÔMICA: UM NOVO OLHAR PARA O ENSINO DA ÓTICA GEOMÉTRICA." "resumo" => "Sabendo das mudanças na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da alta aceitação das metodologias ativas, atualmente, foi pensado em uma sequência de ensino que pudesse abordar ambas as perspectivas, tendo em vista a projeção da intervenção na turma de física do 2° ano médio da Escola Estadual Targino Pereira, como aluno do Programa de Iniciação a Docência (PIBID), foi idealizada a proposta de trabalhar na construção de uma luneta astronômica, em função dos conhecimentos de ótica, assim foi dado o ponta pé inicial em busca da sequencia de ensino modelo, tendo já definido o produto, no caso a luneta, a próxima etapa foi definir a metodologia, no caso a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) que se encaixou perfeitamente nas expectativas, pois é uma metodologia de ensino que enfatiza a aprendizagem ativa, prática e contextualizada por meio da realização de projetos, ela difere do modelo tradicional de ensino, no qual os alunos muitas vezes aprendem por meio de aulas teóricas e memorização de fatos, pois os projetos permitem que os alunos apliquem o que aprenderam em situações do mundo real. Dando continuidade o próximo passo é a distribuição das aulas, que ocorrerá da seguinte forma, após o primeiro encontro, que será direcionado para apresentação, vai ser encaminhado aos alunos o material necessário para que possam estar aptos para os sucessivos encontros e que nos momentos das aulas sejam direcionados para tirar duvidas, resolver questões problemas, demonstrações de exemplos e desenvolver a luneta. Logo esperasse que os alunos se dediquem e se desenvolvam em função do aprendizado que estar a ser proporcionado a eles, onde no final possam deter os conhecimentos não só de óptica, mais sim um pouco sobre a astronomia, pois os estudantes são protagonistas na busca pelo seus conhecimentos." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID386_TB446_25032024195153.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDSON SANTOS OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "EDSON OLIVEIRA" "autor_email" => "edson.oliveira@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }