O relato descreve as atividades realizadas durante o Programa Residência Pedagógica, evidenciando sua relevância na formação de professores. Aborda-se a necessidade de compreender os desafios enfrentados na formação docente, como a falta de experiência prática e o distanciamento entre teoria e prática, e a importância de desenvolver ações para superá-los. Detalham-se as atividades em duas escolas, utilizando diferentes metodologias ativas para abordar conteúdos de física. Também são discutidos o processo de planejamento, a elaboração das sequências de ensino, o desenvolvimento das atividades, a aplicação em sala de aula, os resultados e a discussão. Na Escola Targino Pereira, localizada em Araruna, PB, adotou-se a metodologia dos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov e Angotti para abordar as leis de Newton com uma turma do 1° ano do ensino médio. Na Escola Cidadã Integral Dr. Tercilio Teixeira da Cruz, em Tacima, PB, utilizou-se a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) para o tema de ondulatória com uma turma do 2° ano do ensino médio. Também foi desenvolvida outra sequência de ensino abordando atividades experimentais para o tema de Termologia. A fase de planejamento envolveu reuniões regulares para alinhar estratégias e otimizar a construção das sequências de ensino e materiais didáticos. Os resultados demonstraram alguns pontos positivos, mas também negativos. Finaliza-se com as considerações finais, destacando a contribuição do RP na formação profissional como futura professora para o ensino de física.