O PIBID E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DA MOSTRA PEDAGÓGICA DO SUBPROJETO DE PEDAGOGIA DA UEPB – CAMPUS III
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106547 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 345 "inscrito_id" => 46 "titulo" => "O PIBID E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DA MOSTRA PEDAGÓGICA DO SUBPROJETO DE PEDAGOGIA DA UEPB – CAMPUS III" "resumo" => "O PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), o qual é provido pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), tem como objetivo a aproximação dos licenciando com as escolas de Educação Básica por meio do desenvolvimento de ações nas instituições de ensino, tendo estas a participação de alunos de graduação e professores da rede pública de ensino. O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre as contribuições do Subprojeto do PIBID na formação docente por meio da mostra pedagógica, a qual ocorreu na UEPB Campus III. A metodologia, de cunho qualitativo, utilizou-se da pesquisa bibliográfica e da pesquisa-ação. Foram desenvolvidas pesquisas em sites e documentos acerca do conteúdo (da CAPES), e de autores como Rios; Silva (2018), Silva; Gonçalves (2017), Graça (2001) e Lin (2007). Os resultados demonstram que o PIBID possibilitou, por meio da mostra pedagógica, a troca de saberes e experiências que contribuíram de forma significativa na formação docente, através dos relatos das vivências, e colaborou ainda na construção da identidade profissional dos graduandos. Aos alunos da Instituição de Ensino Superior foi proporcionada também a oportunidade de refletir acerca da prática docente e as possibilidades e desafios que a acompanham. Assim, a mostra desenvolveu papel fundamental na formação inicial dos licenciandos em pedagogia, atuando como ferramenta de compartilhamento de saberes." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 11 – O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID46_TB345_21032024162258.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAKLINE RAMOS DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JAKLINE" "autor_email" => "jakline.oliveira@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 106547 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 345 "inscrito_id" => 46 "titulo" => "O PIBID E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DA MOSTRA PEDAGÓGICA DO SUBPROJETO DE PEDAGOGIA DA UEPB – CAMPUS III" "resumo" => "O PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), o qual é provido pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), tem como objetivo a aproximação dos licenciando com as escolas de Educação Básica por meio do desenvolvimento de ações nas instituições de ensino, tendo estas a participação de alunos de graduação e professores da rede pública de ensino. O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre as contribuições do Subprojeto do PIBID na formação docente por meio da mostra pedagógica, a qual ocorreu na UEPB Campus III. A metodologia, de cunho qualitativo, utilizou-se da pesquisa bibliográfica e da pesquisa-ação. Foram desenvolvidas pesquisas em sites e documentos acerca do conteúdo (da CAPES), e de autores como Rios; Silva (2018), Silva; Gonçalves (2017), Graça (2001) e Lin (2007). Os resultados demonstram que o PIBID possibilitou, por meio da mostra pedagógica, a troca de saberes e experiências que contribuíram de forma significativa na formação docente, através dos relatos das vivências, e colaborou ainda na construção da identidade profissional dos graduandos. Aos alunos da Instituição de Ensino Superior foi proporcionada também a oportunidade de refletir acerca da prática docente e as possibilidades e desafios que a acompanham. Assim, a mostra desenvolveu papel fundamental na formação inicial dos licenciandos em pedagogia, atuando como ferramenta de compartilhamento de saberes." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 11 – O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID46_TB345_21032024162258.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAKLINE RAMOS DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JAKLINE" "autor_email" => "jakline.oliveira@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }