Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O ENSINO DA GINÁSTICA GERAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA-PIBID

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 02 – A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106256
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 16
    "inscrito_id" => 2
    "titulo" => "O ENSINO DA GINÁSTICA GERAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA-PIBID"
    "resumo" => "A Educação Física escolar exerce uma função excepcional na formação dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento físico, social, emocional e cognitivo destes. Assim sendo a valorização e o reconhecimento dos professores de Educação Física são essenciais para a potencialização desses benefícios. O PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) é um programa que oferece bolsas de iniciação à docência a estudantes de graduação que desejam seguir carreiras de ensino, a fim de desenvolver e melhorar as habilidades pedagógicas dos bolsistas, através de atividades teóricas e práticas realizadas sob a supervisão de um professor orientador. Planejamentos de aula, reuniões pedagógicas, administração de aulas práticas e realização de eventos em forma de culminância são exemplos de atividades realizadas. Na área da Educação Física este projeto está implementado na Escola Municipal Maria Minervina de Figueiredo em Campina Grande PB, com turmas do 2º ano do fundamental e do pré II. Este estudo visa descrever o ensino da ginástica geral dentro do PIBID, onde os alunos vivenciaram desde a teoria até a prática, trabalhando a ginástica de forma inclusiva, acessível e não competitiva para a promoção da atividade física, socialização e diversão. Durante toda a vivencia os alunos se mostraram empolgados, dispostos e obtiveram bom desempenho. Como produto, os alunos se apresentaram para toda comunidade escolar em uma culminância (Festival de Ginástica), sendo observado uma assimilação eficaz dos conteúdos. Assim, ampliando a Educação Física e a iniciação à docência para alunos, pais e corpo docente, o PIBID prepara os graduandos para futuramente terem uma melhor integração no mercado de trabalho."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 02 – A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID2_TB16_14102023181844.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LETÍCIA BORBUREMA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LETÍCIA"
    "autor_email" => "leticia.borburema@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106256
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 16
    "inscrito_id" => 2
    "titulo" => "O ENSINO DA GINÁSTICA GERAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA-PIBID"
    "resumo" => "A Educação Física escolar exerce uma função excepcional na formação dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento físico, social, emocional e cognitivo destes. Assim sendo a valorização e o reconhecimento dos professores de Educação Física são essenciais para a potencialização desses benefícios. O PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) é um programa que oferece bolsas de iniciação à docência a estudantes de graduação que desejam seguir carreiras de ensino, a fim de desenvolver e melhorar as habilidades pedagógicas dos bolsistas, através de atividades teóricas e práticas realizadas sob a supervisão de um professor orientador. Planejamentos de aula, reuniões pedagógicas, administração de aulas práticas e realização de eventos em forma de culminância são exemplos de atividades realizadas. Na área da Educação Física este projeto está implementado na Escola Municipal Maria Minervina de Figueiredo em Campina Grande PB, com turmas do 2º ano do fundamental e do pré II. Este estudo visa descrever o ensino da ginástica geral dentro do PIBID, onde os alunos vivenciaram desde a teoria até a prática, trabalhando a ginástica de forma inclusiva, acessível e não competitiva para a promoção da atividade física, socialização e diversão. Durante toda a vivencia os alunos se mostraram empolgados, dispostos e obtiveram bom desempenho. Como produto, os alunos se apresentaram para toda comunidade escolar em uma culminância (Festival de Ginástica), sendo observado uma assimilação eficaz dos conteúdos. Assim, ampliando a Educação Física e a iniciação à docência para alunos, pais e corpo docente, o PIBID prepara os graduandos para futuramente terem uma melhor integração no mercado de trabalho."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 02 – A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID2_TB16_14102023181844.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LETÍCIA BORBUREMA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LETÍCIA"
    "autor_email" => "leticia.borburema@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

A Educação Física escolar exerce uma função excepcional na formação dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento físico, social, emocional e cognitivo destes. Assim sendo a valorização e o reconhecimento dos professores de Educação Física são essenciais para a potencialização desses benefícios. O PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) é um programa que oferece bolsas de iniciação à docência a estudantes de graduação que desejam seguir carreiras de ensino, a fim de desenvolver e melhorar as habilidades pedagógicas dos bolsistas, através de atividades teóricas e práticas realizadas sob a supervisão de um professor orientador. Planejamentos de aula, reuniões pedagógicas, administração de aulas práticas e realização de eventos em forma de culminância são exemplos de atividades realizadas. Na área da Educação Física este projeto está implementado na Escola Municipal Maria Minervina de Figueiredo em Campina Grande PB, com turmas do 2º ano do fundamental e do pré II. Este estudo visa descrever o ensino da ginástica geral dentro do PIBID, onde os alunos vivenciaram desde a teoria até a prática, trabalhando a ginástica de forma inclusiva, acessível e não competitiva para a promoção da atividade física, socialização e diversão. Durante toda a vivencia os alunos se mostraram empolgados, dispostos e obtiveram bom desempenho. Como produto, os alunos se apresentaram para toda comunidade escolar em uma culminância (Festival de Ginástica), sendo observado uma assimilação eficaz dos conteúdos. Assim, ampliando a Educação Física e a iniciação à docência para alunos, pais e corpo docente, o PIBID prepara os graduandos para futuramente terem uma melhor integração no mercado de trabalho.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.