Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO USO DO BAMBOOZLE: MOTIVAÇÃO, ENGAJAMENTO E RESULTADOS NA AULA DE INGLÊS.

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 08 – Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106293
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 76
    "inscrito_id" => 542
    "titulo" => "APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO USO DO BAMBOOZLE: MOTIVAÇÃO, ENGAJAMENTO E RESULTADOS NA AULA DE INGLÊS."
    "resumo" => "Ao observarmos o contexto educacional brasileiro, o ensino de língua inglesa como língua estrangeira é desafiador, principalmente no contexto de escola pública, uma vez que este tem sido caracterizado pela falta de motivação dos alunos e pela dificuldade em manter o engajamento. Neste relato de experiência, apresentaremos os resultados do uso de jogos online como uma estratégia pedagógica para melhorar o aprendizado de inglês em um contexto de sala de aula de uma turma do 6º ano do ensino fundamental, na escola Monsenhor Emiliano de Cristo no município de Guarabira. Este, por sua vez, foi desenvolvido pelos alunos do Programa de Iniciação à Docência (PIBID). Neste sentido, os jogos escolhidos foram variados a partir do site de jogos online Bamboozle, com o intuito de explorar diversas ferramentas do site, tendo assim o objetivo de aprimorar diferentes aspectos do idioma, como vocabulário, gramática, pronúncia e compreensão oral. Através dessa prática pedagógica, obteve-se como resultado um aumento significativo no interesse e na motivação dos alunos em relação ao aprendizado da língua; além disso, houve melhorias notáveis na aquisição de vocabulário, compreensão gramatical e habilidades de comunicação oral. Os alunos se envolveram frequentemente de maneira ativa e demonstraram maior confiança em suas habilidades linguísticas. O presente trabalho é de cunho qualitativo embasado nas contribuições de Silva e Toassi (2020), Bezerra (2011), Rodrigues (2019) entre outros. Este relato de experiência demonstra que o uso de jogos no ensino de inglês pode ser uma estratégia eficaz para melhorar a motivação dos alunos e o aprendizado do idioma, visto que os jogos não apenas tornaram as aulas mais divertidas e envolventes, mas também proporcionam oportunidades significativas para a prática da língua em um contexto autêntico."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 08 – Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV201_MD1_ID542_TB76_15032024070646.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADENILMA VIEIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ADENILMA"
    "autor_email" => "adenilmavieira@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106293
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 76
    "inscrito_id" => 542
    "titulo" => "APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO USO DO BAMBOOZLE: MOTIVAÇÃO, ENGAJAMENTO E RESULTADOS NA AULA DE INGLÊS."
    "resumo" => "Ao observarmos o contexto educacional brasileiro, o ensino de língua inglesa como língua estrangeira é desafiador, principalmente no contexto de escola pública, uma vez que este tem sido caracterizado pela falta de motivação dos alunos e pela dificuldade em manter o engajamento. Neste relato de experiência, apresentaremos os resultados do uso de jogos online como uma estratégia pedagógica para melhorar o aprendizado de inglês em um contexto de sala de aula de uma turma do 6º ano do ensino fundamental, na escola Monsenhor Emiliano de Cristo no município de Guarabira. Este, por sua vez, foi desenvolvido pelos alunos do Programa de Iniciação à Docência (PIBID). Neste sentido, os jogos escolhidos foram variados a partir do site de jogos online Bamboozle, com o intuito de explorar diversas ferramentas do site, tendo assim o objetivo de aprimorar diferentes aspectos do idioma, como vocabulário, gramática, pronúncia e compreensão oral. Através dessa prática pedagógica, obteve-se como resultado um aumento significativo no interesse e na motivação dos alunos em relação ao aprendizado da língua; além disso, houve melhorias notáveis na aquisição de vocabulário, compreensão gramatical e habilidades de comunicação oral. Os alunos se envolveram frequentemente de maneira ativa e demonstraram maior confiança em suas habilidades linguísticas. O presente trabalho é de cunho qualitativo embasado nas contribuições de Silva e Toassi (2020), Bezerra (2011), Rodrigues (2019) entre outros. Este relato de experiência demonstra que o uso de jogos no ensino de inglês pode ser uma estratégia eficaz para melhorar a motivação dos alunos e o aprendizado do idioma, visto que os jogos não apenas tornaram as aulas mais divertidas e envolventes, mas também proporcionam oportunidades significativas para a prática da língua em um contexto autêntico."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 08 – Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV201_MD1_ID542_TB76_15032024070646.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADENILMA VIEIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ADENILMA"
    "autor_email" => "adenilmavieira@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

Ao observarmos o contexto educacional brasileiro, o ensino de língua inglesa como língua estrangeira é desafiador, principalmente no contexto de escola pública, uma vez que este tem sido caracterizado pela falta de motivação dos alunos e pela dificuldade em manter o engajamento. Neste relato de experiência, apresentaremos os resultados do uso de jogos online como uma estratégia pedagógica para melhorar o aprendizado de inglês em um contexto de sala de aula de uma turma do 6º ano do ensino fundamental, na escola Monsenhor Emiliano de Cristo no município de Guarabira. Este, por sua vez, foi desenvolvido pelos alunos do Programa de Iniciação à Docência (PIBID). Neste sentido, os jogos escolhidos foram variados a partir do site de jogos online Bamboozle, com o intuito de explorar diversas ferramentas do site, tendo assim o objetivo de aprimorar diferentes aspectos do idioma, como vocabulário, gramática, pronúncia e compreensão oral. Através dessa prática pedagógica, obteve-se como resultado um aumento significativo no interesse e na motivação dos alunos em relação ao aprendizado da língua; além disso, houve melhorias notáveis na aquisição de vocabulário, compreensão gramatical e habilidades de comunicação oral. Os alunos se envolveram frequentemente de maneira ativa e demonstraram maior confiança em suas habilidades linguísticas. O presente trabalho é de cunho qualitativo embasado nas contribuições de Silva e Toassi (2020), Bezerra (2011), Rodrigues (2019) entre outros. Este relato de experiência demonstra que o uso de jogos no ensino de inglês pode ser uma estratégia eficaz para melhorar a motivação dos alunos e o aprendizado do idioma, visto que os jogos não apenas tornaram as aulas mais divertidas e envolventes, mas também proporcionam oportunidades significativas para a prática da língua em um contexto autêntico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.