Este trabalho relata uma experiência de ensino de Ciências utilizando a Metodologia Ativa ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas) e ABP (Aprendizagem Baseada em Projetos), aplicadas no contexto do 9º ano do Ensino Fundamental II, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Nino, localizada em Damião, PB. Sob a orientação do professor Fábio Gabriel e proporcionada pelo programa Residência Pedagógica, a experiência buscou explorar abordagens inovadoras para o ensino, destacando o papel das metodologias ativas no incentivo ao aprendizado significativo dos alunos. Além disso, o trabalho destaca a importância do envolvimento dos alunos como protagonistas de sua própria jornada educacional, preparando-os para desafios mais amplos no processo de aprendizado. Ao adotar abordagens centradas no aluno, como a ABP, os estudantes foram capacitados a raciocinar, colaborar e aplicar suas habilidades na resolução de problemas reais, promovendo uma aprendizagem mais autêntica e duradoura. A metodologia ABP foi aplicada em quatro encontros, cada um com duas aulas, com foco no conteúdo de ondas envolvendo problemas contextualizados com situações reais, seguido por uma sequência de ensino de Astronomia utilizando a ABP voltada para projetos. Os resultados revelaram um notável interesse e entusiasmo dos alunos, indicando a eficácia das metodologias ativas no aprimoramento do conhecimento e no desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes. Esta experiência ressalta a importância do envolvimento dos alunos como protagonistas de sua própria jornada educacional, preparando-os para desafios mais amplos no processo de aprendizado.