Entre as disciplinas escolares a Geografia é aquela que carrega um estigma que a coloca como um conhecimento baseado na “decoreba”. Por anos, muitos autores, vem tentando acabar com esse preconceito, e professores através de suas práticas pedagógicas buscam firmar a geografia como um conhecimento dinâmico e útil a sociedade. Para futuros professores ter a certeza do papel desempenhado por sua área de conhecimento pode servir como estímulo para intensificar seus estudos no ensino superior e servir de norte para sua prática profissional. Para alunos, sobretudo adolescentes, ver sentido e necessidade nos assuntos estudados, serve como estímulo para dividir parte de sua atenção que já é tão disputada por diversos fatores dos nossos dias (marketing, internet, consumismo) e fatores naturais relacionados as mudanças biológicas e psicossociais, relacionados a esta fase da vida do ser humano. Deste modo, como integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), visando aprimorar a formação de futuros professores, iniciamos um estudo visando identificar como anda a visão sobre a Geografia na ECIT Francisco Ernesto do Rêgo – Queimadas – PB. Tentado observar se a fama de disciplina de “decoreba” teria respaldo na instituição e quais outros desafios vem se impondo durante as aulas de Geografia. Para assim, podermos caminhar em direção a futuras aulas mais efetivas e prazerosas para discentes e docentes.