A IMPORTÂNCIA DA CONTEXTUALIZAÇÃO NA ELABORAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS EXPERIMENTAIS
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106374 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 161 "inscrito_id" => 187 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA CONTEXTUALIZAÇÃO NA ELABORAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS EXPERIMENTAIS" "resumo" => "Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre a importância da contextualização na elaboração de aulas práticas experimentais no ensino de química no Ensino Médio. A pesquisa foi realizada com o objetivo de repensar as práticas experimentais, visando uma abordagem mais significativa e integrada, que permita aos estudantes perceber a relação entre os conceitos científicos e sua aplicação prática no mundo real. Para isso, foi adotada uma metodologia que envolveu a concepção e execução de uma sequência didática estruturada, considerando não apenas o aprendizado dos alunos, mas também a formação dos residentes. Os instrumentos de coleta de dados foi foram realizados a partir de entrevistas semiestruturadas com os professores de escolas do interior, explorando insights sobre a importância do planejamento nas aulas práticas experimentais e sua vinculação com a BNCC, bem como sobre a formação continuada dos docentes. Os resultados preliminares indicam uma resposta positiva, sugerindo que a abordagem estruturada não apenas impactou positivamente a formação dos residentes, mas também promoveu uma visão mais integrada e reflexiva sobre a prática docente, além de colaborar com o processo de construção do conhecimento dos estudantes envolvidos nas atividades prática. Os resultados dessa ação pedagógica apontaram que houve interação e participação ativa dos estudantes da Educação Básica, com base nesse resultado podemos considerar que os objetivos desse trabalho formam alcançados e estes sinalizam para a continuidades das atividades em outras turmas e escolas da rede de educação da Paraíba." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 12 – Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID187_TB161_11032024105738.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ GUSTAVO FERREIRA GALDINO" "autor_nome_curto" => "LUIZ GUSTAVO FE" "autor_email" => "luizguustav123444@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 106374 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 161 "inscrito_id" => 187 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA CONTEXTUALIZAÇÃO NA ELABORAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS EXPERIMENTAIS" "resumo" => "Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre a importância da contextualização na elaboração de aulas práticas experimentais no ensino de química no Ensino Médio. A pesquisa foi realizada com o objetivo de repensar as práticas experimentais, visando uma abordagem mais significativa e integrada, que permita aos estudantes perceber a relação entre os conceitos científicos e sua aplicação prática no mundo real. Para isso, foi adotada uma metodologia que envolveu a concepção e execução de uma sequência didática estruturada, considerando não apenas o aprendizado dos alunos, mas também a formação dos residentes. Os instrumentos de coleta de dados foi foram realizados a partir de entrevistas semiestruturadas com os professores de escolas do interior, explorando insights sobre a importância do planejamento nas aulas práticas experimentais e sua vinculação com a BNCC, bem como sobre a formação continuada dos docentes. Os resultados preliminares indicam uma resposta positiva, sugerindo que a abordagem estruturada não apenas impactou positivamente a formação dos residentes, mas também promoveu uma visão mais integrada e reflexiva sobre a prática docente, além de colaborar com o processo de construção do conhecimento dos estudantes envolvidos nas atividades prática. Os resultados dessa ação pedagógica apontaram que houve interação e participação ativa dos estudantes da Educação Básica, com base nesse resultado podemos considerar que os objetivos desse trabalho formam alcançados e estes sinalizam para a continuidades das atividades em outras turmas e escolas da rede de educação da Paraíba." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 12 – Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID187_TB161_11032024105738.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ GUSTAVO FERREIRA GALDINO" "autor_nome_curto" => "LUIZ GUSTAVO FE" "autor_email" => "luizguustav123444@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }