O presente estudo tem como objetivo compartilhar a experiência individual de um residente de História e enfatizar a importância do Programa de Residência Pedagógica (PRP) no processo de formação de professores. A residência ocorreu na escola ECIT Professor Bráulio Maia Junior, que tem o modelo do Novo Ensino Médio implantado na instituição, localizada na cidade de Campina Grande-PB. O PRP se revela como um elemento essencial na preparação de futuros educadores, reconhecendo a necessidade de uma base sólida para a prática docente. Este estudo busca ressaltar a relevância do PRP na construção da didática dos aspirantes a professores, embasando-se em teorias da aprendizagem, formação docente e pedagogia, ressaltando o valor do aprendizado prático no desenvolvimento dos educadores. A metodologia adotada inclui a análise dos relatórios do participante do PRP e uma revisão bibliográfica sobre o programa. O PRP, ao proporcionar aos estudantes uma imersão em ambientes escolares, possibilita a aplicação prática dos conhecimentos teóricos em situações reais. Essa experiência prática contribui para o aprimoramento das habilidades de comunicação, adaptação curricular e gestão de sala de aula. Além disso, o contato direto com a diversidade dos alunos enriquece a compreensão das necessidades individuais e coletivas, influenciando a abordagem pedagógica dos participantes. Os resultados ressaltam que os futuros educadores que participam do PRP demonstram maior confiança na implementação de estratégias de ensino, que estimulam o ensino de História e o tornam mais interessante e diversificado em suas metodologias. A interação com professores experientes proporciona um espaço para a troca de ideias e reflexões, tendo um impacto positivo na prática pedagógica. Além disso, a integração entre teoria e prática reforça a formação dos professores de maneira abrangente, preparando-os para os desafios do cenário educacional atual.