O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A EXPERIÊNCIA COMO DOCENTE
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106248 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 6 "inscrito_id" => 75 "titulo" => "O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A EXPERIÊNCIA COMO DOCENTE" "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo compartilhar a experiência individual de um residente de História e enfatizar a importância do Programa de Residência Pedagógica (PRP) no processo de formação de professores. A residência ocorreu na escola ECIT Professor Bráulio Maia Junior, que tem o modelo do Novo Ensino Médio implantado na instituição, localizada na cidade de Campina Grande-PB. O PRP se revela como um elemento essencial na preparação de futuros educadores, reconhecendo a necessidade de uma base sólida para a prática docente. Este estudo busca ressaltar a relevância do PRP na construção da didática dos aspirantes a professores, embasando-se em teorias da aprendizagem, formação docente e pedagogia, ressaltando o valor do aprendizado prático no desenvolvimento dos educadores. A metodologia adotada inclui a análise dos relatórios do participante do PRP e uma revisão bibliográfica sobre o programa. O PRP, ao proporcionar aos estudantes uma imersão em ambientes escolares, possibilita a aplicação prática dos conhecimentos teóricos em situações reais. Essa experiência prática contribui para o aprimoramento das habilidades de comunicação, adaptação curricular e gestão de sala de aula. Além disso, o contato direto com a diversidade dos alunos enriquece a compreensão das necessidades individuais e coletivas, influenciando a abordagem pedagógica dos participantes. Os resultados ressaltam que os futuros educadores que participam do PRP demonstram maior confiança na implementação de estratégias de ensino, que estimulam o ensino de História e o tornam mais interessante e diversificado em suas metodologias. A interação com professores experientes proporciona um espaço para a troca de ideias e reflexões, tendo um impacto positivo na prática pedagógica. Além disso, a integração entre teoria e prática reforça a formação dos professores de maneira abrangente, preparando-os para os desafios do cenário educacional atual." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 06 – Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID75_TB6_09102023203837.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HENRIQUE WASHINGTON CRUZ DE FARIAS" "autor_nome_curto" => "HENRIQUE" "autor_email" => "henrique.farias@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 106248 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 6 "inscrito_id" => 75 "titulo" => "O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A EXPERIÊNCIA COMO DOCENTE" "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo compartilhar a experiência individual de um residente de História e enfatizar a importância do Programa de Residência Pedagógica (PRP) no processo de formação de professores. A residência ocorreu na escola ECIT Professor Bráulio Maia Junior, que tem o modelo do Novo Ensino Médio implantado na instituição, localizada na cidade de Campina Grande-PB. O PRP se revela como um elemento essencial na preparação de futuros educadores, reconhecendo a necessidade de uma base sólida para a prática docente. Este estudo busca ressaltar a relevância do PRP na construção da didática dos aspirantes a professores, embasando-se em teorias da aprendizagem, formação docente e pedagogia, ressaltando o valor do aprendizado prático no desenvolvimento dos educadores. A metodologia adotada inclui a análise dos relatórios do participante do PRP e uma revisão bibliográfica sobre o programa. O PRP, ao proporcionar aos estudantes uma imersão em ambientes escolares, possibilita a aplicação prática dos conhecimentos teóricos em situações reais. Essa experiência prática contribui para o aprimoramento das habilidades de comunicação, adaptação curricular e gestão de sala de aula. Além disso, o contato direto com a diversidade dos alunos enriquece a compreensão das necessidades individuais e coletivas, influenciando a abordagem pedagógica dos participantes. Os resultados ressaltam que os futuros educadores que participam do PRP demonstram maior confiança na implementação de estratégias de ensino, que estimulam o ensino de História e o tornam mais interessante e diversificado em suas metodologias. A interação com professores experientes proporciona um espaço para a troca de ideias e reflexões, tendo um impacto positivo na prática pedagógica. Além disso, a integração entre teoria e prática reforça a formação dos professores de maneira abrangente, preparando-os para os desafios do cenário educacional atual." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 06 – Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID75_TB6_09102023203837.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HENRIQUE WASHINGTON CRUZ DE FARIAS" "autor_nome_curto" => "HENRIQUE" "autor_email" => "henrique.farias@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }