Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A EXPERIÊNCIA COMO DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 06 – Ensino de História e formação docente
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106248
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 6
    "inscrito_id" => 75
    "titulo" => "O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A EXPERIÊNCIA COMO DOCENTE"
    "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo compartilhar a experiência individual de um residente de História e enfatizar a importância do Programa de Residência Pedagógica (PRP) no processo de formação de professores. A residência ocorreu na escola ECIT Professor Bráulio Maia Junior, que tem o modelo do Novo Ensino Médio implantado na instituição, localizada na cidade de Campina Grande-PB. O PRP se revela como um elemento essencial na preparação de futuros educadores, reconhecendo a necessidade de uma base sólida para a prática docente. Este estudo busca ressaltar a relevância do PRP na construção da didática dos aspirantes a professores, embasando-se em teorias da aprendizagem, formação docente e pedagogia, ressaltando o valor do aprendizado prático no desenvolvimento dos educadores. A metodologia adotada inclui a análise dos relatórios do participante do PRP e uma revisão bibliográfica sobre o programa. O PRP, ao proporcionar aos estudantes uma imersão em ambientes escolares, possibilita a aplicação prática dos conhecimentos teóricos em situações reais. Essa experiência prática contribui para o aprimoramento das habilidades de comunicação, adaptação curricular e gestão de sala de aula. Além disso, o contato direto com a diversidade dos alunos enriquece a compreensão das necessidades individuais e coletivas, influenciando a abordagem pedagógica dos participantes. Os resultados ressaltam que os futuros educadores que participam do PRP demonstram maior confiança na implementação de estratégias de ensino, que estimulam o ensino de História e o tornam mais interessante e diversificado em suas metodologias. A interação com professores experientes proporciona um espaço para a troca de ideias e reflexões, tendo um impacto positivo na prática pedagógica. Além disso, a integração entre teoria e prática reforça a formação dos professores de maneira abrangente, preparando-os para os desafios do cenário educacional atual."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 06 – Ensino de História e formação docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID75_TB6_09102023203837.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HENRIQUE WASHINGTON CRUZ DE FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "HENRIQUE"
    "autor_email" => "henrique.farias@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106248
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 6
    "inscrito_id" => 75
    "titulo" => "O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A EXPERIÊNCIA COMO DOCENTE"
    "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo compartilhar a experiência individual de um residente de História e enfatizar a importância do Programa de Residência Pedagógica (PRP) no processo de formação de professores. A residência ocorreu na escola ECIT Professor Bráulio Maia Junior, que tem o modelo do Novo Ensino Médio implantado na instituição, localizada na cidade de Campina Grande-PB. O PRP se revela como um elemento essencial na preparação de futuros educadores, reconhecendo a necessidade de uma base sólida para a prática docente. Este estudo busca ressaltar a relevância do PRP na construção da didática dos aspirantes a professores, embasando-se em teorias da aprendizagem, formação docente e pedagogia, ressaltando o valor do aprendizado prático no desenvolvimento dos educadores. A metodologia adotada inclui a análise dos relatórios do participante do PRP e uma revisão bibliográfica sobre o programa. O PRP, ao proporcionar aos estudantes uma imersão em ambientes escolares, possibilita a aplicação prática dos conhecimentos teóricos em situações reais. Essa experiência prática contribui para o aprimoramento das habilidades de comunicação, adaptação curricular e gestão de sala de aula. Além disso, o contato direto com a diversidade dos alunos enriquece a compreensão das necessidades individuais e coletivas, influenciando a abordagem pedagógica dos participantes. Os resultados ressaltam que os futuros educadores que participam do PRP demonstram maior confiança na implementação de estratégias de ensino, que estimulam o ensino de História e o tornam mais interessante e diversificado em suas metodologias. A interação com professores experientes proporciona um espaço para a troca de ideias e reflexões, tendo um impacto positivo na prática pedagógica. Além disso, a integração entre teoria e prática reforça a formação dos professores de maneira abrangente, preparando-os para os desafios do cenário educacional atual."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 06 – Ensino de História e formação docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID75_TB6_09102023203837.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HENRIQUE WASHINGTON CRUZ DE FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "HENRIQUE"
    "autor_email" => "henrique.farias@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

O presente estudo tem como objetivo compartilhar a experiência individual de um residente de História e enfatizar a importância do Programa de Residência Pedagógica (PRP) no processo de formação de professores. A residência ocorreu na escola ECIT Professor Bráulio Maia Junior, que tem o modelo do Novo Ensino Médio implantado na instituição, localizada na cidade de Campina Grande-PB. O PRP se revela como um elemento essencial na preparação de futuros educadores, reconhecendo a necessidade de uma base sólida para a prática docente. Este estudo busca ressaltar a relevância do PRP na construção da didática dos aspirantes a professores, embasando-se em teorias da aprendizagem, formação docente e pedagogia, ressaltando o valor do aprendizado prático no desenvolvimento dos educadores. A metodologia adotada inclui a análise dos relatórios do participante do PRP e uma revisão bibliográfica sobre o programa. O PRP, ao proporcionar aos estudantes uma imersão em ambientes escolares, possibilita a aplicação prática dos conhecimentos teóricos em situações reais. Essa experiência prática contribui para o aprimoramento das habilidades de comunicação, adaptação curricular e gestão de sala de aula. Além disso, o contato direto com a diversidade dos alunos enriquece a compreensão das necessidades individuais e coletivas, influenciando a abordagem pedagógica dos participantes. Os resultados ressaltam que os futuros educadores que participam do PRP demonstram maior confiança na implementação de estratégias de ensino, que estimulam o ensino de História e o tornam mais interessante e diversificado em suas metodologias. A interação com professores experientes proporciona um espaço para a troca de ideias e reflexões, tendo um impacto positivo na prática pedagógica. Além disso, a integração entre teoria e prática reforça a formação dos professores de maneira abrangente, preparando-os para os desafios do cenário educacional atual.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.