Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

SABERES E PRÁTICAS VIVENCIADAS NO PIBID: O "MERCADINHO" COMO ESTRATÉGIA LÚDICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106528
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 322
    "inscrito_id" => 158
    "titulo" => "SABERES E PRÁTICAS VIVENCIADAS NO PIBID: O "MERCADINHO" COMO ESTRATÉGIA LÚDICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O presente artigo tem o objetivo de expor uma experiência vivenciada no PIBID, que foi colocada em prática de forma lúdica, utilizando o “mercadinho” como recurso pedagógico. Nesse sentido, o objetivo desta atividade foi pautado em propor uma melhor compreensão acerca do Sistema Monetário Brasileiro, temática estudada na disciplina de matemática. Assim, foi de grande relevância no processo de ensino e aprendizagem matemático levando em consideração que, os alunos do 3° ano do ensino fundamental I da escola em que foram realizadas as atividades propostas pelo Programa, encaravam uma realidade difícil quando se tratava da disciplina de matemática. Nesse viés, levando em consideração os aspectos apresentados, estes serão analisados ao decorrer deste trabalho. Para elaboração deste texto, foram consultados autores, tais como: Smole (2007), Diniz (2007), D’Ambrósio (2010), Kamii (1990). Vale ressaltar que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) mostra sua magnitude quando proporciona que se vivencie na prática o que é adquirido em teoria na universidade, bem como é de grande valia para a vivência acadêmica. A experiência citada fez refletir sobre como a realidade educacional, precisamente a educação matemática, tem presente diversos percalços que podem ser superados através de técnicas de ludicidade, visto que com isso é possível despertar o interesse da criança e fazer com que o desenvolvimento da atividade seja prazeroso, a fim de mostrar resultados significativos e progressivos no processo de ensino e aprendizagem dos discentes."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID158_TB322_19032024172910.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLÉVIA TORRES DE FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "CLÉVIA TORRES"
    "autor_email" => "clevia.farias@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106528
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 322
    "inscrito_id" => 158
    "titulo" => "SABERES E PRÁTICAS VIVENCIADAS NO PIBID: O "MERCADINHO" COMO ESTRATÉGIA LÚDICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O presente artigo tem o objetivo de expor uma experiência vivenciada no PIBID, que foi colocada em prática de forma lúdica, utilizando o “mercadinho” como recurso pedagógico. Nesse sentido, o objetivo desta atividade foi pautado em propor uma melhor compreensão acerca do Sistema Monetário Brasileiro, temática estudada na disciplina de matemática. Assim, foi de grande relevância no processo de ensino e aprendizagem matemático levando em consideração que, os alunos do 3° ano do ensino fundamental I da escola em que foram realizadas as atividades propostas pelo Programa, encaravam uma realidade difícil quando se tratava da disciplina de matemática. Nesse viés, levando em consideração os aspectos apresentados, estes serão analisados ao decorrer deste trabalho. Para elaboração deste texto, foram consultados autores, tais como: Smole (2007), Diniz (2007), D’Ambrósio (2010), Kamii (1990). Vale ressaltar que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) mostra sua magnitude quando proporciona que se vivencie na prática o que é adquirido em teoria na universidade, bem como é de grande valia para a vivência acadêmica. A experiência citada fez refletir sobre como a realidade educacional, precisamente a educação matemática, tem presente diversos percalços que podem ser superados através de técnicas de ludicidade, visto que com isso é possível despertar o interesse da criança e fazer com que o desenvolvimento da atividade seja prazeroso, a fim de mostrar resultados significativos e progressivos no processo de ensino e aprendizagem dos discentes."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID158_TB322_19032024172910.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLÉVIA TORRES DE FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "CLÉVIA TORRES"
    "autor_email" => "clevia.farias@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de expor uma experiência vivenciada no PIBID, que foi colocada em prática de forma lúdica, utilizando o “mercadinho” como recurso pedagógico. Nesse sentido, o objetivo desta atividade foi pautado em propor uma melhor compreensão acerca do Sistema Monetário Brasileiro, temática estudada na disciplina de matemática. Assim, foi de grande relevância no processo de ensino e aprendizagem matemático levando em consideração que, os alunos do 3° ano do ensino fundamental I da escola em que foram realizadas as atividades propostas pelo Programa, encaravam uma realidade difícil quando se tratava da disciplina de matemática. Nesse viés, levando em consideração os aspectos apresentados, estes serão analisados ao decorrer deste trabalho. Para elaboração deste texto, foram consultados autores, tais como: Smole (2007), Diniz (2007), D’Ambrósio (2010), Kamii (1990). Vale ressaltar que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) mostra sua magnitude quando proporciona que se vivencie na prática o que é adquirido em teoria na universidade, bem como é de grande valia para a vivência acadêmica. A experiência citada fez refletir sobre como a realidade educacional, precisamente a educação matemática, tem presente diversos percalços que podem ser superados através de técnicas de ludicidade, visto que com isso é possível despertar o interesse da criança e fazer com que o desenvolvimento da atividade seja prazeroso, a fim de mostrar resultados significativos e progressivos no processo de ensino e aprendizagem dos discentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.