A UTILIZAÇÃO DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PIBID
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106553 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 352 "inscrito_id" => 915 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PIBID" "resumo" => "Esse artigo tem por finalidade apresentar a utilização da ludicidade dentro do ambiente escolar, onde foram colocadas em prática várias atividades pedagógicas com o objetivo de descomplicar a matemática nos anos iniciais. Sabendo que vários fatores durante a pandemia comprometem drasticamente o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, foi possível observar que os alunos do 2° ano do ensino fundamental I da escola pública do município de Guarabira-PB, na qual foram desenvolvidas as atividades realizadas através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), possuíam necessidades em relação à matemática. Ademais, a utilização da ludicidade na sala de aula será analisada ao decorrer deste trabalho, pois o referido programa proporcionou aos bolsistas levar para a prática os conhecimentos adquiridos na teoria durante sua formação inicial no Curso de Pedagogia da UEPB Campus III. Além disso, ao longo deste trabalho será apresentada a experiência de uma oficina ministrada na VIII Semana de Humanidades que ocorreu dentro do III Congresso Universitário da UEPB, cujo tema foi: “Descomplicando a matemática: a utilização da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem para os anos iniciais”. Esta oficina foi pensada e elaborada justamente para tratar sobre as dificuldades encontradas pelos alunos no ensino da matemática nos anos iniciais, pois sabe-se que elas existem, e com a ludicidade é possível superá-las e, por essa razão, os professores precisam ser preparados para isso, porque ludicidade não se trata apenas de brincar, necessita de um preparo e de recursos pedagógicos apropriados, tendo em vista a melhoria da qualidade do ensino desses alunos." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID915_TB352_22032024080826.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÁLLISON ANDRADE RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "JOÁLLISON" "autor_email" => "joallison.rodrigues@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 106553 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 352 "inscrito_id" => 915 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PIBID" "resumo" => "Esse artigo tem por finalidade apresentar a utilização da ludicidade dentro do ambiente escolar, onde foram colocadas em prática várias atividades pedagógicas com o objetivo de descomplicar a matemática nos anos iniciais. Sabendo que vários fatores durante a pandemia comprometem drasticamente o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, foi possível observar que os alunos do 2° ano do ensino fundamental I da escola pública do município de Guarabira-PB, na qual foram desenvolvidas as atividades realizadas através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), possuíam necessidades em relação à matemática. Ademais, a utilização da ludicidade na sala de aula será analisada ao decorrer deste trabalho, pois o referido programa proporcionou aos bolsistas levar para a prática os conhecimentos adquiridos na teoria durante sua formação inicial no Curso de Pedagogia da UEPB Campus III. Além disso, ao longo deste trabalho será apresentada a experiência de uma oficina ministrada na VIII Semana de Humanidades que ocorreu dentro do III Congresso Universitário da UEPB, cujo tema foi: “Descomplicando a matemática: a utilização da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem para os anos iniciais”. Esta oficina foi pensada e elaborada justamente para tratar sobre as dificuldades encontradas pelos alunos no ensino da matemática nos anos iniciais, pois sabe-se que elas existem, e com a ludicidade é possível superá-las e, por essa razão, os professores precisam ser preparados para isso, porque ludicidade não se trata apenas de brincar, necessita de um preparo e de recursos pedagógicos apropriados, tendo em vista a melhoria da qualidade do ensino desses alunos." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID915_TB352_22032024080826.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÁLLISON ANDRADE RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "JOÁLLISON" "autor_email" => "joallison.rodrigues@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }