Esse artigo tem por finalidade apresentar a utilização da ludicidade dentro do ambiente escolar, onde foram colocadas em prática várias atividades pedagógicas com o objetivo de descomplicar a matemática nos anos iniciais. Sabendo que vários fatores durante a pandemia comprometem drasticamente o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, foi possível observar que os alunos do 2° ano do ensino fundamental I da escola pública do município de Guarabira-PB, na qual foram desenvolvidas as atividades realizadas através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), possuíam necessidades em relação à matemática. Ademais, a utilização da ludicidade na sala de aula será analisada ao decorrer deste trabalho, pois o referido programa proporcionou aos bolsistas levar para a prática os conhecimentos adquiridos na teoria durante sua formação inicial no Curso de Pedagogia da UEPB Campus III. Além disso, ao longo deste trabalho será apresentada a experiência de uma oficina ministrada na VIII Semana de Humanidades que ocorreu dentro do III Congresso Universitário da UEPB, cujo tema foi: “Descomplicando a matemática: a utilização da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem para os anos iniciais”. Esta oficina foi pensada e elaborada justamente para tratar sobre as dificuldades encontradas pelos alunos no ensino da matemática nos anos iniciais, pois sabe-se que elas existem, e com a ludicidade é possível superá-las e, por essa razão, os professores precisam ser preparados para isso, porque ludicidade não se trata apenas de brincar, necessita de um preparo e de recursos pedagógicos apropriados, tendo em vista a melhoria da qualidade do ensino desses alunos.