O presente trabalho tem como principal objetivo relatar as experiências didáticas dos bolsistas do Programa Residência Pedagógica, Subprojeto de Letras/Língua Portuguesa, da Universidade Estadual da Paraíba – Campus VI. Dentre as ações desenvolvidas, enfatizarei o trabalho com o gênero textual Conto de Suspense, em uma turma do 8º ano da Escola Municipal Adalice Remígio Gomes, em Monteiro/PB. Ao longo das intervenções, percebi que as práticas de leitura, interpretação, produção textual e reescrita foram desenvolvidas de forma dinâmica e contextualizada, chamando a atenção de toda a turma e deixando os discentes ansiosos para as próximas aulas. Discorrerei também sobre as minhas experiências enquanto professora preceptora e quais os impactos que essa participação trouxe para minha prática docente e para a dos futuros professores que auxiliei ao longo desse ano letivo. Foi um momento de troca de experiências bastante significativo, pois aprendi novas abordagens e, ao mesmo tempo, pude contribuir na identificação de pontos a serem melhorados no decorrer do processo. Assim, pude observar as limitações, as readaptações e a evolução pessoal e profissional de cada bolsista. Ademais, destaco que o programa tem uma importância ímpar na formação dos futuros professores, pois só conseguimos aprender, quando envolvemos a teoria e a prática, mobilizando em sala de aula os diferentes conhecimentos aprendidos na universidade.