O presente trabalho, que encontrou suporte teórico nas obras de Paulo Freire e na análise de partes das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica e da Proposta Curricular do Estado da Paraíba, objetiva compartilhar a experiência de minha participação no Programa de Residência Pedagógica/CAPES, na Escola Cidadã Integral Monte Carmelo, localizada na cidade de Campina Grande, Paraíba, sob a perspectiva da realidade da sala de aula. Ao longo do período, desde a observação até a intervenção prática em sala de aula, vivenciei diversas etapas cruciais. A imersão no contexto escolar revela nuances da dinâmica de ensino e aprendizagem, bem como as dificuldades enfrentadas pelos professores e alunos. As atividades extracurriculares e a interação com o corpo docente contribuíram significativamente para uma compreensão mais ampla da realidade escolar, preparando os residentes para os desafios futuros como docentes. Em suma, a participação no Programa de Residência Pedagógica constitui um grande diferencial para o crescimento profissional e pessoal dos docentes em formação, fornecendo uma base sólida e uma visão mais completa para a prática docente.