Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

DOMINÓ DE FRAÇÕES: UMA EXPERIÊNCIA COM JOGOS NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106632
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 433
    "inscrito_id" => 490
    "titulo" => "DOMINÓ DE FRAÇÕES: UMA EXPERIÊNCIA COM JOGOS NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Esse trabalho apresenta uma descrição de uma experiência realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria do Socorro Aragão Liberal, como parte das ações do subprojeto de matemática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e vinculado à Universidade Estadual da Paraíba. A experiência foi realizada em uma turma de 8º ano e teve como objetivo explorar as frações por meio de um jogo didático. O aporte teórico utilizado nesse trabalho foi construído com base nas reflexões apontadas por Turrioni e Perez (2006) e Pereira, Moreira e Arifa (2021), que tratam da necessidade da implementação de metodologias diversificadas no processo de ensino e de aprendizagem da matemática, sendo a utilização de jogos e a ludicidade fatores que podem potencializar essa aprendizagem. O jogo escolhido foi o dominó de frações, o qual é uma variação do jogo clássico de dominó, mas, em vez de usar números inteiros, as peças são marcadas com frações. Cada peça possui duas partes e o objetivo do jogo é combinar as frações nas extremidades das peças, da mesma forma que no dominó tradicional. Os jogadores devem procurar por frações equivalentes ou que se complementem para formar uma sequência válida. Os resultados da experiência foram positivos, uma vez que a utilização do jogo estimulou a participação ativa dos alunos e contribuiu para um ambiente de aprendizagem mais prazeroso. O jogo permitiu que os alunos realizassem operações com frações, familiarizando-se com suas propriedades enquanto se divertiam."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID490_TB433_25032024151918.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÍVIA LEAL DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "LÍVIA"
    "autor_email" => "livia.leal@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106632
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 433
    "inscrito_id" => 490
    "titulo" => "DOMINÓ DE FRAÇÕES: UMA EXPERIÊNCIA COM JOGOS NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Esse trabalho apresenta uma descrição de uma experiência realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria do Socorro Aragão Liberal, como parte das ações do subprojeto de matemática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e vinculado à Universidade Estadual da Paraíba. A experiência foi realizada em uma turma de 8º ano e teve como objetivo explorar as frações por meio de um jogo didático. O aporte teórico utilizado nesse trabalho foi construído com base nas reflexões apontadas por Turrioni e Perez (2006) e Pereira, Moreira e Arifa (2021), que tratam da necessidade da implementação de metodologias diversificadas no processo de ensino e de aprendizagem da matemática, sendo a utilização de jogos e a ludicidade fatores que podem potencializar essa aprendizagem. O jogo escolhido foi o dominó de frações, o qual é uma variação do jogo clássico de dominó, mas, em vez de usar números inteiros, as peças são marcadas com frações. Cada peça possui duas partes e o objetivo do jogo é combinar as frações nas extremidades das peças, da mesma forma que no dominó tradicional. Os jogadores devem procurar por frações equivalentes ou que se complementem para formar uma sequência válida. Os resultados da experiência foram positivos, uma vez que a utilização do jogo estimulou a participação ativa dos alunos e contribuiu para um ambiente de aprendizagem mais prazeroso. O jogo permitiu que os alunos realizassem operações com frações, familiarizando-se com suas propriedades enquanto se divertiam."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID490_TB433_25032024151918.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÍVIA LEAL DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "LÍVIA"
    "autor_email" => "livia.leal@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

Esse trabalho apresenta uma descrição de uma experiência realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria do Socorro Aragão Liberal, como parte das ações do subprojeto de matemática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e vinculado à Universidade Estadual da Paraíba. A experiência foi realizada em uma turma de 8º ano e teve como objetivo explorar as frações por meio de um jogo didático. O aporte teórico utilizado nesse trabalho foi construído com base nas reflexões apontadas por Turrioni e Perez (2006) e Pereira, Moreira e Arifa (2021), que tratam da necessidade da implementação de metodologias diversificadas no processo de ensino e de aprendizagem da matemática, sendo a utilização de jogos e a ludicidade fatores que podem potencializar essa aprendizagem. O jogo escolhido foi o dominó de frações, o qual é uma variação do jogo clássico de dominó, mas, em vez de usar números inteiros, as peças são marcadas com frações. Cada peça possui duas partes e o objetivo do jogo é combinar as frações nas extremidades das peças, da mesma forma que no dominó tradicional. Os jogadores devem procurar por frações equivalentes ou que se complementem para formar uma sequência válida. Os resultados da experiência foram positivos, uma vez que a utilização do jogo estimulou a participação ativa dos alunos e contribuiu para um ambiente de aprendizagem mais prazeroso. O jogo permitiu que os alunos realizassem operações com frações, familiarizando-se com suas propriedades enquanto se divertiam.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.