As práticas experimentais de química desempenham um importante papel na preparação para o Enem. Elas permitem que os estudantes vivenciem na prática os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula, ajudando a reforçar o entendimento e a fixação do conteúdo. Além disso, as práticas experimentais estimulam o desenvolvimento de habilidades como observação, raciocínio crítico, trabalho em equipe e a aplicação de métodos científicos. Essas habilidades são essenciais para o sucesso na prova do Enem, na qual a contextualização dos conhecimentos e a resolução de problemas são fundamentais. Este trabalho tem como objetivo abordar a importância da utilização de atividades experimentais no ensino de química, especificadamente no contexto da preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que proporciona uma abordagem investigativa buscando um melhor entendimento dos conceitos químicos para os estudantes. As atividades foram realizadas em parceria entre escola e universidade no âmbito do PIBID/UEPB e com o suporte metodológico de uma sequência didática sendo aplicada com os conteúdos mais recorrentes no ENEM e sequencialmente foram aplicadas as práticas experimentais. Os resultados apontaram que as práticas experimentais podem interferir positivamente no desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos de química abordados no ENEM, pois proporcionam uma abordagem significativa e eficaz para uma melhor construção do conhecimento químico, além de desenvolver habilidades essenciais para o sucesso acadêmico.