EXPERIÊNCIA COM ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA POR MEIO DE UM JOGO
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106649 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 450 "inscrito_id" => 708 "titulo" => "EXPERIÊNCIA COM ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA POR MEIO DE UM JOGO" "resumo" => "Alunos do ensino superior ou da educação básica passam por dificuldades na aprendizagem da matemática. O jogo é um recurso que tem potencial para motivar as aulas e despertar o interesse para estudar a matéria. Este trabalho tem o objetivo de relatar prática de sala de aula desenvolvida por meio da Residência Pedagógica (RP) no subprojeto de Matemática da UEPB, campus VII. Utilizou-se um jogo abordando o conteúdo de Matemática Financeira, desenvolvido em turmas das 2ª série do Ensino Médio em uma instituição regular de ensino, da rede estadual, do governo da Paraíba. O jogo funcionou também para “quebrar o gelo” com estudantes que apresentaram certa timidez em relação a se expor nas atividades durante as aulas, sendo asssim o jogo foi um facilitador para a comunicação ocorrer de forma mais natural. A Residência Pedagógica proporcionou uma importante oportunidade de imersão na prática docente, enriquecendo a formação do residente como futuro professor de Matemática.Destaca-se também a importância da integração entre teoria e prática, conforme proposto pela Residência Pedagógica, pois as reflexões sobre a neceesidade de estudo, de realização de planejamento, de escolhas das metodologias para ensinar a matéria, sobre como os alunos aprendem mais foi estudado e vivido na escola, permitindo uma formação do professor com base na realidade das escolas e dos alunos que realmente temos." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID708_TB450_25032024203709.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANO GALDINO DE SOUSA JUVINO" "autor_nome_curto" => "CRISTIANO" "autor_email" => "cristiano.juvino@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 106649 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 450 "inscrito_id" => 708 "titulo" => "EXPERIÊNCIA COM ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA POR MEIO DE UM JOGO" "resumo" => "Alunos do ensino superior ou da educação básica passam por dificuldades na aprendizagem da matemática. O jogo é um recurso que tem potencial para motivar as aulas e despertar o interesse para estudar a matéria. Este trabalho tem o objetivo de relatar prática de sala de aula desenvolvida por meio da Residência Pedagógica (RP) no subprojeto de Matemática da UEPB, campus VII. Utilizou-se um jogo abordando o conteúdo de Matemática Financeira, desenvolvido em turmas das 2ª série do Ensino Médio em uma instituição regular de ensino, da rede estadual, do governo da Paraíba. O jogo funcionou também para “quebrar o gelo” com estudantes que apresentaram certa timidez em relação a se expor nas atividades durante as aulas, sendo asssim o jogo foi um facilitador para a comunicação ocorrer de forma mais natural. A Residência Pedagógica proporcionou uma importante oportunidade de imersão na prática docente, enriquecendo a formação do residente como futuro professor de Matemática.Destaca-se também a importância da integração entre teoria e prática, conforme proposto pela Residência Pedagógica, pois as reflexões sobre a neceesidade de estudo, de realização de planejamento, de escolhas das metodologias para ensinar a matéria, sobre como os alunos aprendem mais foi estudado e vivido na escola, permitindo uma formação do professor com base na realidade das escolas e dos alunos que realmente temos." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID708_TB450_25032024203709.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANO GALDINO DE SOUSA JUVINO" "autor_nome_curto" => "CRISTIANO" "autor_email" => "cristiano.juvino@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }