A prática do exercício profissional é essencial na formação inicial de qualquer professor, por essa razão a experiência no Programa Residência Pedagógica (PRP), além de promover esse espaço de formação no contexto da Educação Básica, garante ao residente pedagógico reflexões inerentes a construção do ser e do saber docente que são responsáveis por conduzir a sua futura prática pedagógica. A pretensão do presente trabalho é relatar a experiência de residente sob a contribuição da ludicidade na construção do ser docente de língua espanhola experimentada na Escola Cidadã Integral e Técnica José Leite de Sousa. Para tanto, seguir-se-ão os seguintes passos: Apresentar o PRP; conceituar o que é a ludicidade nas aulas de língua espanhola; expor duas experiências lúdicas vivenciadas durante a ministração das aulas de espanhol; refletir sobre o papel da ludicidade na construção do ser professor no âmbito do PRP. Nosso trabalho está baseado em Freire (1991), Conceição (2016), Kiya (2014), Luckesi (2000) e Manfredi (1993). Foi possível identificar que o rendimento dos alunos progrediu durante as aulas, a empolgação pela aula de espanhol aumentou, o respeito e a relação saudável. Contudo, podemos considerar que o perfil docente foi construído a partir da experiência contínua de planejamento das atividades, da aplicação delas, dos resultados e do feedback positivo dos alunos e da preceptora.