Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A IDENTIDADE DE UMA CONTADORA DE HISTÓRIAS: AS VIVENCIAS DE UMA RESIDENTE NOS ANOS INICIAS DA ALFABETIZAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 11 – O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106533
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 330
    "inscrito_id" => 349
    "titulo" => "A IDENTIDADE DE UMA CONTADORA DE HISTÓRIAS: AS VIVENCIAS DE UMA RESIDENTE NOS ANOS INICIAS DA ALFABETIZAÇÃO"
    "resumo" => "Ouvir histórias é sem dúvidas, importante tanto na formação da criança como na formação de um leitor. A experiência no Programa Residência Pedagógica (PRP) tem me mostrado que contar uma história para as crianças vai muito além das palavras escritas, uma vez que, ao “contar uma história” (re)significamos nossas leituras de mundo. Desse modo, o presente relato, tem como objetivo refletir sobre a minha experiência como bolsista da Residência Pedagógica numa turma de 1º ano na EMEF Rivanildo Sandro Arcoverde, Campina Grande/PB durante o ano de 2023. Das várias experiências vivenciadas ao longo do ano letivo me proponho trazer luz a contação de história enquanto metodologia alfabetizadora, e ao mesmo tempo, construtora da minha identidade docente, identidade essa, negociada na completude da sala de aula."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 11 – O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID349_TB330_20032024142605.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIRGINIA DE LOURDES GOMES ALVES"
    "autor_nome_curto" => "VIRGINIA"
    "autor_email" => "virginialourdesalves@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106533
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 330
    "inscrito_id" => 349
    "titulo" => "A IDENTIDADE DE UMA CONTADORA DE HISTÓRIAS: AS VIVENCIAS DE UMA RESIDENTE NOS ANOS INICIAS DA ALFABETIZAÇÃO"
    "resumo" => "Ouvir histórias é sem dúvidas, importante tanto na formação da criança como na formação de um leitor. A experiência no Programa Residência Pedagógica (PRP) tem me mostrado que contar uma história para as crianças vai muito além das palavras escritas, uma vez que, ao “contar uma história” (re)significamos nossas leituras de mundo. Desse modo, o presente relato, tem como objetivo refletir sobre a minha experiência como bolsista da Residência Pedagógica numa turma de 1º ano na EMEF Rivanildo Sandro Arcoverde, Campina Grande/PB durante o ano de 2023. Das várias experiências vivenciadas ao longo do ano letivo me proponho trazer luz a contação de história enquanto metodologia alfabetizadora, e ao mesmo tempo, construtora da minha identidade docente, identidade essa, negociada na completude da sala de aula."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 11 – O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID349_TB330_20032024142605.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIRGINIA DE LOURDES GOMES ALVES"
    "autor_nome_curto" => "VIRGINIA"
    "autor_email" => "virginialourdesalves@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

Ouvir histórias é sem dúvidas, importante tanto na formação da criança como na formação de um leitor. A experiência no Programa Residência Pedagógica (PRP) tem me mostrado que contar uma história para as crianças vai muito além das palavras escritas, uma vez que, ao “contar uma história” (re)significamos nossas leituras de mundo. Desse modo, o presente relato, tem como objetivo refletir sobre a minha experiência como bolsista da Residência Pedagógica numa turma de 1º ano na EMEF Rivanildo Sandro Arcoverde, Campina Grande/PB durante o ano de 2023. Das várias experiências vivenciadas ao longo do ano letivo me proponho trazer luz a contação de história enquanto metodologia alfabetizadora, e ao mesmo tempo, construtora da minha identidade docente, identidade essa, negociada na completude da sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.