A química é uma ciência que se preocupa em entender o mundo, interage com a sociedade de diversas formas e está presente em nosso cotidiano. Diante disso, é importante mostrar aos alunos fenômenos comuns em seu dia a dia, propiciando formas de inserir o estudante em seu ambiente cultural. Isso pode ser possível através da abordagem temática utilizando situações comuns que acontecem diariamente em suas vidas, acredita-se que o uso de um tema presente no dia a dia dos alunos facilita a assimilação de conceitos e estimula a aprendizagem. Este trabalho teve o objetivo de elaborar propostas de ensino de química para o ensino médio, especificamente para as turmas de 1º ano, buscando a inserção de aulas contextualizadas através da utilização de experimentos e jogos. Para o desenvolvimento do trabalho foi feita uma investigação bibliográfica de práticas experimentais, as quais foram relacionadas aos conteúdos químicos de tabela periódica, funções inorgânicas e ligações químicas. Posteriormente, foram realizados experimentos e aplicados jogos de forma construtivista e significativa. Os resultados demonstraram a boa aceitação dos alunos, uma maior motivação nas aulas de química, o desenvolvimento da capacidade investigativa e de uma aprendizagem mais significativa.