O Programa de Residência Pedagógica é uma iniciativa do Ministério da Educação no Brasil, visando proporcionar aos estudantes de licenciatura uma experiência teórico-prática, construção da identidade profissional, e desenvolvimento de pesquisas acadêmicas. Este artigo tem como objetivo relatar as experiências realizadas durante o desenvolvimento do Programa ocorrido na Escola Stellita Cruz em Campina Grande, em uma turma de 2º ano. A metodologia do relatório incluiu abordagem descritiva com ênfase em levantamento bibliográfico e análise qualitativa. Durante a Residência, foram desenvolvidas ações de apoio à preceptora e aos alunos de uma turma de 2º ano, da Escola Municipal Stellita Cruz, onde atividades como dinâmicas, leituras individuais e rodas de conversa foram utilizadas para auxiliar no desenvolvimento dos alunos. Uma ênfase foi dada à alfabetização e letramento, como também ao letramento digital, preparando os alunos para o uso da tecnologia na educação e vida. A Residência também proporcionou momentos de autonomia e criatividade tanto para os alunos, como também para a residente, assim explorando novas possibilidades para a sala de aula. Em suma, a Residência Pedagógica foi uma oportunidade enriquecedora para a formação acadêmica, permitindo a integração da teoria com a prática e o desenvolvimento de novas habilidades para o aperfeiçoamento contínuo.