Sabe-se que o Brasil ainda apresenta um grande número de analfabetos, pois parte da população, alguns ainda na infância, precisaram largar os estudos para ir em busca de melhores condições de vida. O processo de alfabetização e letramento permite que o sujeito adquira habilidades cognitivas básicas, que possam contribuir para seu desenvolvimento e qualidade de vida. Nesse sentido, é de suma importância a implementação de turmas de EJA em todo o território brasileiro. O Programa de Residência Pedagógica - PRP, é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, que tem por objetivo desenvolver projetos institucionais implementados por Instituições de Ensino Superior, colaborando para o enriquecimento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura. Diante disso, o presente trabalho irá abordar as experiências que vêm sendo observadas e vivenciadas em uma escola da rede municipal na cidade de Campina Grande - PB, na oportunidade da educação de jovens e adultos, juntamente com apoio da professora preceptora. Assim, a partir da participação no Programa Residência Pedagógica (PRP), o objetivo deste trabalho é abordar o como ocorre o processo de alfabetização e letramento dos sujeitos da EJA a partir das atividades desenvolvidas, nas séries do ciclo I e II na Escola Municipal Félix Araújo, bem como enriquecer o aprofundamento na prática pedagógica para esse público, aliada a teoria que aprendida na graduação. A abordagem da pesquisa foi qualitativa, tendo como metodologia uma pesquisa de cunho bibliográfico com base nas ideias de Paulo Freire (1996), Emília Ferreiro (1995), Ana Teberosky (1986) e Magda Soares (2003), que trazem abordagens sobre o processo de aprendizagem na perspectiva de alfabetização e letramento, e relato de experiência do Programa de Residência Pedagógica.