REGÊNCIA SOBRE COMPRIMENTO DA CIRCUNFERÊNCIA E O NÚMERO PI: DA PRÁTICA À TEORIA
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106328 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 113 "inscrito_id" => 677 "titulo" => "REGÊNCIA SOBRE COMPRIMENTO DA CIRCUNFERÊNCIA E O NÚMERO PI: DA PRÁTICA À TEORIA" "resumo" => "O artigo diz respeito a uma experiência de regência sobre Círculo e Circunferência no Programa Residência Pedagógica UEPB Campus Campina Grande. Nos baseamos teoricamente na metodologia de trabalho Lesson Study (estudos de aula) para planejar e executar as aulas. A regência se deu com 32 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II da EMEF Roberto Simonsen, entre os dias 22 de agosto a 19 de setembro de 2023, totalizando em 12 aulas. Neste artigo relatamos o momento de regência das aulas 3 e 4 com relação a prática e teoria do conteúdo matemático. Buscamos enfatizar de forma prática a ideia do comprimento da circunferência. Diante disso, destacamos a ideia do número pi, até então desconhecido pelos alunos. Por meio da prática utilizamos um experimento, onde os alunos divididos em grupos buscaram o valor do número pi em diferentes objetos circulares, trazidos por eles. Por fim, apresentamos a história do número pi, deixando claro que o valor aproximado que foi encontrado pelos alunos retrata o número de pi e seu contexto histórico. A partir de nossa regência entendemos que trabalhar com experimentos matemáticos e com a História da Matemática em sala de aula é algo eficaz, interessante e motivador para o processo de aprendizagem." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID677_TB113_25022024174828.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA ALVES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LARISSA" "autor_email" => "larissa.alves.santos@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 106328 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 113 "inscrito_id" => 677 "titulo" => "REGÊNCIA SOBRE COMPRIMENTO DA CIRCUNFERÊNCIA E O NÚMERO PI: DA PRÁTICA À TEORIA" "resumo" => "O artigo diz respeito a uma experiência de regência sobre Círculo e Circunferência no Programa Residência Pedagógica UEPB Campus Campina Grande. Nos baseamos teoricamente na metodologia de trabalho Lesson Study (estudos de aula) para planejar e executar as aulas. A regência se deu com 32 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II da EMEF Roberto Simonsen, entre os dias 22 de agosto a 19 de setembro de 2023, totalizando em 12 aulas. Neste artigo relatamos o momento de regência das aulas 3 e 4 com relação a prática e teoria do conteúdo matemático. Buscamos enfatizar de forma prática a ideia do comprimento da circunferência. Diante disso, destacamos a ideia do número pi, até então desconhecido pelos alunos. Por meio da prática utilizamos um experimento, onde os alunos divididos em grupos buscaram o valor do número pi em diferentes objetos circulares, trazidos por eles. Por fim, apresentamos a história do número pi, deixando claro que o valor aproximado que foi encontrado pelos alunos retrata o número de pi e seu contexto histórico. A partir de nossa regência entendemos que trabalhar com experimentos matemáticos e com a História da Matemática em sala de aula é algo eficaz, interessante e motivador para o processo de aprendizagem." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID677_TB113_25022024174828.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA ALVES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LARISSA" "autor_email" => "larissa.alves.santos@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }