O USO DO JOGO DOMINÓ DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106611 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 412 "inscrito_id" => 891 "titulo" => "O USO DO JOGO DOMINÓ DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID" "resumo" => "O trabalho aqui apresentado descreve uma experiência pedagógica desenvolvida pela estudante do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB Campus VI, desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES – Subprojeto Matemática, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Laura Alves de Sousa, localizada na comunidade de Santa Catarina, zona rural do município de Monteiro, Paraíba. O PIBID tem como objetivo inserir estudantes de licenciatura no âmbito escolar, visando aprimorar sua formação com experiências práticas. Nesse contexto, foi utilizado o jogo de dominó de equações do primeiro grau como MD (Material Didático), com objetivo de revisar o conteúdo previamente ensinado em sala de aula para os alunos do 7ª Ano do ensino fundamental anos finais. Os resultados indicam que a utilização de jogos educativos em sala de aula é um método eficaz para envolver os alunos não somente na revisão do conteúdo, mas também no aprendizado, pois os encoraja a participar ativamente desse processo além de estimular o raciocínio lógico e aprimorar sua curiosidade. Esse modelo de abordagem mais lúdica se revelou como uma ferramenta pedagógica bastante eficiente, envolvendo o aluno e facilitando a compreensão de conceitos matemáticos. A atividade que foi realizada comprova que o uso de jogos como material didático no ensino de Matemática é uma excelente alternativa para tornar as aulas mais dinâmicas, interessantes e atrativas para os alunos, dessa forma ampliando a criatividade ao resolver problemas." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID891_TB412_25032024104003.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELLY LUCENILDA DA SILVA FAGUNDES" "autor_nome_curto" => "KELLY" "autor_email" => "kelly.fagundes@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 106611 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 412 "inscrito_id" => 891 "titulo" => "O USO DO JOGO DOMINÓ DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID" "resumo" => "O trabalho aqui apresentado descreve uma experiência pedagógica desenvolvida pela estudante do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB Campus VI, desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES – Subprojeto Matemática, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Laura Alves de Sousa, localizada na comunidade de Santa Catarina, zona rural do município de Monteiro, Paraíba. O PIBID tem como objetivo inserir estudantes de licenciatura no âmbito escolar, visando aprimorar sua formação com experiências práticas. Nesse contexto, foi utilizado o jogo de dominó de equações do primeiro grau como MD (Material Didático), com objetivo de revisar o conteúdo previamente ensinado em sala de aula para os alunos do 7ª Ano do ensino fundamental anos finais. Os resultados indicam que a utilização de jogos educativos em sala de aula é um método eficaz para envolver os alunos não somente na revisão do conteúdo, mas também no aprendizado, pois os encoraja a participar ativamente desse processo além de estimular o raciocínio lógico e aprimorar sua curiosidade. Esse modelo de abordagem mais lúdica se revelou como uma ferramenta pedagógica bastante eficiente, envolvendo o aluno e facilitando a compreensão de conceitos matemáticos. A atividade que foi realizada comprova que o uso de jogos como material didático no ensino de Matemática é uma excelente alternativa para tornar as aulas mais dinâmicas, interessantes e atrativas para os alunos, dessa forma ampliando a criatividade ao resolver problemas." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID891_TB412_25032024104003.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELLY LUCENILDA DA SILVA FAGUNDES" "autor_nome_curto" => "KELLY" "autor_email" => "kelly.fagundes@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }