Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

JÚRI SIMULADO NO FORMATO DE DEBATE: DISCUSSÃO ENTRE DESSALINIZAÇÃO E CAPTAÇÃO DE ÁGUA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 12 – Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106333
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 118
    "inscrito_id" => 675
    "titulo" => "JÚRI SIMULADO NO FORMATO DE DEBATE: DISCUSSÃO ENTRE DESSALINIZAÇÃO E CAPTAÇÃO DE ÁGUA"
    "resumo" => "Uma das principais preocupações dos professores, está relacionada ao conhecimento dos estudantes, estão na capacidade de poder pensar sobre como articular o conhecimento adquiridos em sala de aula e relacioná-los com os problemas do mundo exterior, a atualidade com excesso de informações através das redes, e muitas delas apresentam aspectos duvidosos produzidas dentro das interações entre pessoas em diferentes contextos discursivos. Dessa forma os estudantes precisam exercitar, através de diferentes abordagens pedagógicas, confrontar discursos e construir argumentos, analisar a diferença entre opinião pessoal e científica, usando fontes confiáveis de pesquisa. Uma das abordagens mais comuns é o júri simulado, dinâmica que tem como principal proposta o exercício da oratória através do confronto de ideias, onde a decisão final e embasada é feita por um corpo do júri. Dessa forma o presente artigo teve como proposta um júri simulado modificado para focar apenas no debate e na votação, o problema proposto para os estudantes foi “Dessalinização versus Captação de água: para obtenção de água potável” dentro de um contexto de itinerário formativo de “Água da chuva" utilizando os conhecimentos de química adquiridos nas aulas BNCC, essa dinâmica teve uma duração de 4 aulas, contanto com uma hora aula de debate, os dados foram produzidos e analisados utilizando métodos qualitativos. Os resultados obtidos com as aulas preparatórias para o júri e o debate foram bastante satisfatórios, nesta ação pedagógica todos os estudantes apresentaram ótimos desempenhos na argumentação tanto na defesa de seus argumentos quanto em rebater o seu adversário, os resultados das votações foram distintos entre as duas turmas analisadas, assim como a forma como se deu a dinâmica do debate entre as turmas."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 12 – Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID675_TB118_27022024183848.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMANUEL SOUZA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "EMANUEL"
    "autor_email" => "manuemanuelsouza@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106333
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 118
    "inscrito_id" => 675
    "titulo" => "JÚRI SIMULADO NO FORMATO DE DEBATE: DISCUSSÃO ENTRE DESSALINIZAÇÃO E CAPTAÇÃO DE ÁGUA"
    "resumo" => "Uma das principais preocupações dos professores, está relacionada ao conhecimento dos estudantes, estão na capacidade de poder pensar sobre como articular o conhecimento adquiridos em sala de aula e relacioná-los com os problemas do mundo exterior, a atualidade com excesso de informações através das redes, e muitas delas apresentam aspectos duvidosos produzidas dentro das interações entre pessoas em diferentes contextos discursivos. Dessa forma os estudantes precisam exercitar, através de diferentes abordagens pedagógicas, confrontar discursos e construir argumentos, analisar a diferença entre opinião pessoal e científica, usando fontes confiáveis de pesquisa. Uma das abordagens mais comuns é o júri simulado, dinâmica que tem como principal proposta o exercício da oratória através do confronto de ideias, onde a decisão final e embasada é feita por um corpo do júri. Dessa forma o presente artigo teve como proposta um júri simulado modificado para focar apenas no debate e na votação, o problema proposto para os estudantes foi “Dessalinização versus Captação de água: para obtenção de água potável” dentro de um contexto de itinerário formativo de “Água da chuva" utilizando os conhecimentos de química adquiridos nas aulas BNCC, essa dinâmica teve uma duração de 4 aulas, contanto com uma hora aula de debate, os dados foram produzidos e analisados utilizando métodos qualitativos. Os resultados obtidos com as aulas preparatórias para o júri e o debate foram bastante satisfatórios, nesta ação pedagógica todos os estudantes apresentaram ótimos desempenhos na argumentação tanto na defesa de seus argumentos quanto em rebater o seu adversário, os resultados das votações foram distintos entre as duas turmas analisadas, assim como a forma como se deu a dinâmica do debate entre as turmas."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 12 – Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID675_TB118_27022024183848.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMANUEL SOUZA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "EMANUEL"
    "autor_email" => "manuemanuelsouza@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

Uma das principais preocupações dos professores, está relacionada ao conhecimento dos estudantes, estão na capacidade de poder pensar sobre como articular o conhecimento adquiridos em sala de aula e relacioná-los com os problemas do mundo exterior, a atualidade com excesso de informações através das redes, e muitas delas apresentam aspectos duvidosos produzidas dentro das interações entre pessoas em diferentes contextos discursivos. Dessa forma os estudantes precisam exercitar, através de diferentes abordagens pedagógicas, confrontar discursos e construir argumentos, analisar a diferença entre opinião pessoal e científica, usando fontes confiáveis de pesquisa. Uma das abordagens mais comuns é o júri simulado, dinâmica que tem como principal proposta o exercício da oratória através do confronto de ideias, onde a decisão final e embasada é feita por um corpo do júri. Dessa forma o presente artigo teve como proposta um júri simulado modificado para focar apenas no debate e na votação, o problema proposto para os estudantes foi “Dessalinização versus Captação de água: para obtenção de água potável” dentro de um contexto de itinerário formativo de “Água da chuva" utilizando os conhecimentos de química adquiridos nas aulas BNCC, essa dinâmica teve uma duração de 4 aulas, contanto com uma hora aula de debate, os dados foram produzidos e analisados utilizando métodos qualitativos. Os resultados obtidos com as aulas preparatórias para o júri e o debate foram bastante satisfatórios, nesta ação pedagógica todos os estudantes apresentaram ótimos desempenhos na argumentação tanto na defesa de seus argumentos quanto em rebater o seu adversário, os resultados das votações foram distintos entre as duas turmas analisadas, assim como a forma como se deu a dinâmica do debate entre as turmas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.