A IMPORT NCIA DO PIBID NA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: UM BREVE RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106560 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 359 "inscrito_id" => 36 "titulo" => "A IMPORT NCIA DO PIBID NA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: UM BREVE RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O presente relato de experiência tem como principal objetivo descrever os processos, projetos e métodos utilizados e empregados pelas bolsistas ao longo de 6 meses vivenciados no Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID na escola pública Amália Freire de Pontes da rede municipal da cidade de Guarabira-PB, bem como, reflexões acerca da formação inicial e do fazer docente na prática pedagógica associando com a teoria aprendida em sala de aula ao longo do curso de Pedagogia da UEPB Campus III. Para elaboração deste artigo foram consultados autores, tais como: Freire (1996), Lima (2004), Ramos (2003) e a BNCC Foi através do PIBID que pudemos realizar o trabalho de facilitadores do aprendizado na realidade do cotidiano escolar, contribuindo com a educação básica local e com nossa própria formação docente, além da participação em evento na universidade ao qual nos trouxe crescimento e iniciação na produção acadêmica. Sendo, então, de suma importância o Subprojeto de Pedagogia, pois por meio dessa experiência única obtivemos significativa evolução em nossa formação inicial e acadêmica, bem como também contribuímos positivamente no aprendizado dos estudantes da educação infantil, aproximando a educação básica com o ensino superior. Onde, ao final da experiência na sala de aula, pudemos concluir que houve colaboração com o ensino da educação básica, favorecendo um reforço positivo para os estudantes do ensino público local." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 11 – O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID36_TB359_23032024133538.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSILENE FERNANDES ADRIANO" "autor_nome_curto" => "ROSILENE FERNAN" "autor_email" => "rosilene.adriano@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 106560 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 359 "inscrito_id" => 36 "titulo" => "A IMPORT NCIA DO PIBID NA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: UM BREVE RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O presente relato de experiência tem como principal objetivo descrever os processos, projetos e métodos utilizados e empregados pelas bolsistas ao longo de 6 meses vivenciados no Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID na escola pública Amália Freire de Pontes da rede municipal da cidade de Guarabira-PB, bem como, reflexões acerca da formação inicial e do fazer docente na prática pedagógica associando com a teoria aprendida em sala de aula ao longo do curso de Pedagogia da UEPB Campus III. Para elaboração deste artigo foram consultados autores, tais como: Freire (1996), Lima (2004), Ramos (2003) e a BNCC Foi através do PIBID que pudemos realizar o trabalho de facilitadores do aprendizado na realidade do cotidiano escolar, contribuindo com a educação básica local e com nossa própria formação docente, além da participação em evento na universidade ao qual nos trouxe crescimento e iniciação na produção acadêmica. Sendo, então, de suma importância o Subprojeto de Pedagogia, pois por meio dessa experiência única obtivemos significativa evolução em nossa formação inicial e acadêmica, bem como também contribuímos positivamente no aprendizado dos estudantes da educação infantil, aproximando a educação básica com o ensino superior. Onde, ao final da experiência na sala de aula, pudemos concluir que houve colaboração com o ensino da educação básica, favorecendo um reforço positivo para os estudantes do ensino público local." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 11 – O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID36_TB359_23032024133538.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSILENE FERNANDES ADRIANO" "autor_nome_curto" => "ROSILENE FERNAN" "autor_email" => "rosilene.adriano@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }