O presente trabalho foi desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba e a EMEF Professor Nino através do Programa de Residência e o PIBID. Onde os discentes tiveram a oportunidade de vivenciar o cotidiano escolar experenciando a atual realidade que vos esperam e tendo melhores condições de desenvolverem suas futuras práticas. Foram desenvolvidas as temáticas a partir de sequências de ensino com a turma do 9° ano do ensino Fundamental II, da escola EMEF Professor Nino no município de Damião-PB onde tivemos como estratégia pedagógica a aplicação da ABP, e do uso das TICs visando estimular os nossos alunos a se aprofundarem nos conteúdos abordados uma vez que se sentiram mais estimulados a pesquisarem e responderem as situações problemas abordadas. Mediante as intervenções junto aos licenciandos, foi desenvolvido a partir de temáticas referentes aos conteúdos de física, as questões problemas fazendo com que o alunado possa resolver situações do cotidiano de forma pratica e objetiva. Desse modo, percebe-se que a aplicação da ABP e uso das TICs em sala de aula é algo que necessita de atenção uma vez que há certa dificuldade do aluno em assimilar apenas o conhecimento teórico. Logo, o uso de situações problemas onde envolve teoria e pratica pode tornar as aulas mais atrativas para os alunos, aprimorando os processos de ensino aprendizagem e permitindo sair do tradicionalismo, tornando-se um pouco mais independente do livro didático e dos exercícios padronizados.