Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106321
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 106
    "inscrito_id" => 164
    "titulo" => "VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O presente trabalho é um relato das experiências vivenciadas por uma graduanda do curso de Licenciatura de Letras-Português do Centro de Ciências Humanas e Exatas da Universidade Estadual da Paraíba como bolsista do Programa Residência Pedagógica (PRP). Dentre as intervenções didáticas realizadas ao longo de 18 meses no referido programa pedagógico, escolhido para este relato o conjunto de aulas que tiveram como objeto de ensino o conteúdo da variação linguística. Para o conjunto dessas aulas, optamos pela elaboração de uma sequência didática que teve como norte alguns capítulos do livro A Língua de Eulália (2006), de Marcos Bagno, romance em que se discute o fenômeno da variação, da diversidade linguística e do preconceito linguístico. Além dos capítulos desse romance, utilizamos vídeos, charges, tiras e notícias para aprofundarmos os assuntos que estavam sendo discutidos em sala. Assim, para fundamentarmos a nossa intervenção, considerando-se a necessidade de reflexão sobre ensino de língua portuguesa, variação linguística e preconceito linguístico, guiamo-nos pelas orientações de Bagno (1999); Beline (2002); Gorski; Coelho (2009). Dentre os resultados que conseguimos alcançar, um deles foi desmistificar o mito da língua única que envolve os falantes do português brasileiro, como também a ideia de “erro” linguístico, enfatizando que, dentro do viés linguístico, a língua pode apresentar variação a partir do contexto social, geográfico e histórico no qual cada falante está inserido."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID164_TB106_23022024101759.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISELY EVELY CESARIO GOMES"
    "autor_nome_curto" => "GISELY"
    "autor_email" => "gisely.gomes@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106321
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 106
    "inscrito_id" => 164
    "titulo" => "VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O presente trabalho é um relato das experiências vivenciadas por uma graduanda do curso de Licenciatura de Letras-Português do Centro de Ciências Humanas e Exatas da Universidade Estadual da Paraíba como bolsista do Programa Residência Pedagógica (PRP). Dentre as intervenções didáticas realizadas ao longo de 18 meses no referido programa pedagógico, escolhido para este relato o conjunto de aulas que tiveram como objeto de ensino o conteúdo da variação linguística. Para o conjunto dessas aulas, optamos pela elaboração de uma sequência didática que teve como norte alguns capítulos do livro A Língua de Eulália (2006), de Marcos Bagno, romance em que se discute o fenômeno da variação, da diversidade linguística e do preconceito linguístico. Além dos capítulos desse romance, utilizamos vídeos, charges, tiras e notícias para aprofundarmos os assuntos que estavam sendo discutidos em sala. Assim, para fundamentarmos a nossa intervenção, considerando-se a necessidade de reflexão sobre ensino de língua portuguesa, variação linguística e preconceito linguístico, guiamo-nos pelas orientações de Bagno (1999); Beline (2002); Gorski; Coelho (2009). Dentre os resultados que conseguimos alcançar, um deles foi desmistificar o mito da língua única que envolve os falantes do português brasileiro, como também a ideia de “erro” linguístico, enfatizando que, dentro do viés linguístico, a língua pode apresentar variação a partir do contexto social, geográfico e histórico no qual cada falante está inserido."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID164_TB106_23022024101759.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISELY EVELY CESARIO GOMES"
    "autor_nome_curto" => "GISELY"
    "autor_email" => "gisely.gomes@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

O presente trabalho é um relato das experiências vivenciadas por uma graduanda do curso de Licenciatura de Letras-Português do Centro de Ciências Humanas e Exatas da Universidade Estadual da Paraíba como bolsista do Programa Residência Pedagógica (PRP). Dentre as intervenções didáticas realizadas ao longo de 18 meses no referido programa pedagógico, escolhido para este relato o conjunto de aulas que tiveram como objeto de ensino o conteúdo da variação linguística. Para o conjunto dessas aulas, optamos pela elaboração de uma sequência didática que teve como norte alguns capítulos do livro A Língua de Eulália (2006), de Marcos Bagno, romance em que se discute o fenômeno da variação, da diversidade linguística e do preconceito linguístico. Além dos capítulos desse romance, utilizamos vídeos, charges, tiras e notícias para aprofundarmos os assuntos que estavam sendo discutidos em sala. Assim, para fundamentarmos a nossa intervenção, considerando-se a necessidade de reflexão sobre ensino de língua portuguesa, variação linguística e preconceito linguístico, guiamo-nos pelas orientações de Bagno (1999); Beline (2002); Gorski; Coelho (2009). Dentre os resultados que conseguimos alcançar, um deles foi desmistificar o mito da língua única que envolve os falantes do português brasileiro, como também a ideia de “erro” linguístico, enfatizando que, dentro do viés linguístico, a língua pode apresentar variação a partir do contexto social, geográfico e histórico no qual cada falante está inserido.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.