Neste trabalho, são relatadas experiências vivenciadas por graduandas do curso de Letras/Português, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus I, no projeto intitulado “Formação de professores da educação básica: ações pedagógicas”, no âmbito do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBID), financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ). Este trabalho se desenvolveu mediante reflexões sobre práticas de linguagem no ambiente digital, a partir da perspectiva de alunos do Ensino Médio de uma instituição pública de ensino básico da cidade de Campina Grande/PB. De modo a organizar, metodologicamente, a execução das aulas, de acordo com sistematização elaborada por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), foi elaborada uma Sequência Didática (SD) com o objetivo de ajudar o aluno a compreender melhor um gênero textual em uma determinada situação de comunicação. Levando em consideração que, atualmente e cada vez mais, as mídias digitais são um assunto recorrente no dia a dia dos jovens, foi produzida uma SD de cinco encontros pautados nesta temática, de forma a perpassar pelo prévio conhecimento dos alunos sobre as redes sociais digitais e seus impactos na sociedade. Este trabalho foi construído a partir de referenciais teóricos postulados por Bakhtin (1992, 2008) e Machado (2002). A partir da SD produzida, que contemplou práticas de produção (escrita e reescrita) do gênero de texto artigo de opinião, foi possível identificar os pontos de principais dificuldades dos alunos em relação à produção textual. O trabalho pautado na melhoria dos entraves percebidos nas produções escritas dos alunos, em geral, proporcionou melhorias razoáveis nas suas capacidades de escrita.