A educação pública tem vários desafios para sua ação emancipatória. Dentre elas, temos a falta de estrutura que aportem todos os alunos (Pessoa Com Deficiência), a falta de recursos didáticos, a atuação tradicional dos docentes etc. Assim, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) juntamente à Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ), pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), visam subsidiar graduandos para atuarem nas instituições públicas de ensino do país com o objetivo de melhor prepará-los ao exercício de sua futura profissão. Este trabalho se justifica pelo debate da formação inicial docente e a importância de uma educação de qualidade, a qual está intrinsecamente vinculada a interação entre a universitária, a escola pública e a sociedade. Tem como objetivo discutir a práxis pedagógica e a atuação dos pibidianos da disciplina de Geografia nas Turmas de 1° série (ensino médio) e 9° ano (ensino fundamental), situadas na Escola Estadual de Ensino Fundamental Antenor Navarro no centro urbano de Guarabira – PB. Através de um estudo qualitativo, buscamos descrever as atividades pedagógicas desenvolvidas na instituição estadual de ensino público, supracitada. Através de estudos bibliográficos pudemos situar o Antenor Navarro com uma práxis tradicional de ensino; já com diálogos entre os professores da universidade pudemos inserir uma nova abordagem no processo de ensino/aprendizagem, pautada no protagonismo dos alunos na construção do conhecimento. Resultando em aulas mais dinâmicas, onde os estudantes ludicamente interagem, racionalizando os diversos temas da Geografia.