A presente pesquisa expõe as experiências vivenciadas pelos residentes e a preceptora na ECI E. E. E. F. M. Irmã Joaquina Sampaio no Programa da Residência Pedagógica da Universidade Estadual da Paraíba (PRP-UEPB), o qual foi financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), cujo intuito é contribuir na formação inicial dos graduandos, futuros professores, dos cursos de licenciatura (BRASIL, 2018). Inseridos nesse programa, julgamos necessário refletir sobre a ideia de uma sociedade que não apenas exista, mas coexista com as peculiaridades de cada indivíduo. Isso requer que sejamos mais sensíveis as diferenças, de forma a não apenas aprender sobre a existência delas, mas aprender a conviver com o outro de forma altera. Diante tal reflexão, o propósito desta pesquisa é observar as vantagens e desvantagens de uma abordagem dialógica/intercultural no processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa. À vista disso, a metodologia desta pesquisa classifica-se como qualitativo-participativa, pois esta “permite o exame mais aprofundado das interações entre os sujeitos e do modo como essas interações ocorrem em determinados contextos” (VÓVIO&SOUZA, 2005, P.49). Nessa perspectiva, temos como suporte teórico-metodológico pesquisas bibliográficas de documentos orientadores da educação (BNCC) e experiências vivenciadas mediante as ações pedagógicas propostas na escolar. Além disso, temos o discurso da Candau (2008) que explana sobre uma prática pedagógica em uma perspectiva intercultural, Bohn (2006) expõe sobre os atores de sala de aula e a necessidade de rupturas de paradigmas e o estudo de Siqueira e Souza (2014) sobre interculturalidade e língua. Para tanto, os atores dessa pesquisa se apropriaram do conhecimento socializado de forma inclusiva e respeitosa as adversidades vivenciadas por cada indivíduo. Essa prática corroborou com a formação dos futuros docentes e para um ensino e aprendizagem mais significativo da língua inglesa.