INTERCULTURALIDADE NAS AULAS DE INGLÊS: POR UMA COMUNICAÇÃO EMPÁTICA ENTRE CULTURAS NO COTIDIANO ESCOLAR
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106362 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 149 "inscrito_id" => 519 "titulo" => "INTERCULTURALIDADE NAS AULAS DE INGLÊS: POR UMA COMUNICAÇÃO EMPÁTICA ENTRE CULTURAS NO COTIDIANO ESCOLAR" "resumo" => "A presente pesquisa expõe as experiências vivenciadas pelos residentes e a preceptora na ECI E. E. E. F. M. Irmã Joaquina Sampaio no Programa da Residência Pedagógica da Universidade Estadual da Paraíba (PRP-UEPB), o qual foi financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), cujo intuito é contribuir na formação inicial dos graduandos, futuros professores, dos cursos de licenciatura (BRASIL, 2018). Inseridos nesse programa, julgamos necessário refletir sobre a ideia de uma sociedade que não apenas exista, mas coexista com as peculiaridades de cada indivíduo. Isso requer que sejamos mais sensíveis as diferenças, de forma a não apenas aprender sobre a existência delas, mas aprender a conviver com o outro de forma altera. Diante tal reflexão, o propósito desta pesquisa é observar as vantagens e desvantagens de uma abordagem dialógica/intercultural no processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa. À vista disso, a metodologia desta pesquisa classifica-se como qualitativo-participativa, pois esta “permite o exame mais aprofundado das interações entre os sujeitos e do modo como essas interações ocorrem em determinados contextos” (VÓVIO&SOUZA, 2005, P.49). Nessa perspectiva, temos como suporte teórico-metodológico pesquisas bibliográficas de documentos orientadores da educação (BNCC) e experiências vivenciadas mediante as ações pedagógicas propostas na escolar. Além disso, temos o discurso da Candau (2008) que explana sobre uma prática pedagógica em uma perspectiva intercultural, Bohn (2006) expõe sobre os atores de sala de aula e a necessidade de rupturas de paradigmas e o estudo de Siqueira e Souza (2014) sobre interculturalidade e língua. Para tanto, os atores dessa pesquisa se apropriaram do conhecimento socializado de forma inclusiva e respeitosa as adversidades vivenciadas por cada indivíduo. Essa prática corroborou com a formação dos futuros docentes e para um ensino e aprendizagem mais significativo da língua inglesa." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 08 – Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID519_TB149_08032024132301.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DAS GRAÇAS DOS SANTOS DINIZ" "autor_nome_curto" => "Graça Diniz" "autor_email" => "gr_santos_diniz@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 106362 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 149 "inscrito_id" => 519 "titulo" => "INTERCULTURALIDADE NAS AULAS DE INGLÊS: POR UMA COMUNICAÇÃO EMPÁTICA ENTRE CULTURAS NO COTIDIANO ESCOLAR" "resumo" => "A presente pesquisa expõe as experiências vivenciadas pelos residentes e a preceptora na ECI E. E. E. F. M. Irmã Joaquina Sampaio no Programa da Residência Pedagógica da Universidade Estadual da Paraíba (PRP-UEPB), o qual foi financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), cujo intuito é contribuir na formação inicial dos graduandos, futuros professores, dos cursos de licenciatura (BRASIL, 2018). Inseridos nesse programa, julgamos necessário refletir sobre a ideia de uma sociedade que não apenas exista, mas coexista com as peculiaridades de cada indivíduo. Isso requer que sejamos mais sensíveis as diferenças, de forma a não apenas aprender sobre a existência delas, mas aprender a conviver com o outro de forma altera. Diante tal reflexão, o propósito desta pesquisa é observar as vantagens e desvantagens de uma abordagem dialógica/intercultural no processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa. À vista disso, a metodologia desta pesquisa classifica-se como qualitativo-participativa, pois esta “permite o exame mais aprofundado das interações entre os sujeitos e do modo como essas interações ocorrem em determinados contextos” (VÓVIO&SOUZA, 2005, P.49). Nessa perspectiva, temos como suporte teórico-metodológico pesquisas bibliográficas de documentos orientadores da educação (BNCC) e experiências vivenciadas mediante as ações pedagógicas propostas na escolar. Além disso, temos o discurso da Candau (2008) que explana sobre uma prática pedagógica em uma perspectiva intercultural, Bohn (2006) expõe sobre os atores de sala de aula e a necessidade de rupturas de paradigmas e o estudo de Siqueira e Souza (2014) sobre interculturalidade e língua. Para tanto, os atores dessa pesquisa se apropriaram do conhecimento socializado de forma inclusiva e respeitosa as adversidades vivenciadas por cada indivíduo. Essa prática corroborou com a formação dos futuros docentes e para um ensino e aprendizagem mais significativo da língua inglesa." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 08 – Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID519_TB149_08032024132301.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DAS GRAÇAS DOS SANTOS DINIZ" "autor_nome_curto" => "Graça Diniz" "autor_email" => "gr_santos_diniz@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }