A prática docente e sua mister importância para a educação de crianças da rede pública nos anos iniciais, com uma perspectiva voltada para a contação de histórias é a que se refere este relato de experiência. As vivências de momentos enriquecedores na formação superior proporcionados pelo programa Residência Pedagógica de Pedagogia, numa escola da rede municipal de Campina Grande-PB, foram de inegável aquisição de experiências para os residentes, que com a contação de histórias de maneira lúdica por meio de uma peça teatral e de momentos numa aula de campo, viram como ocorre na prática do cotidiano escolar o engajamento dos estudantes e o incentivo leitor, desde o primeiro ano do ensino fundamental I. As histórias que seguem como exemplos destas vivências são: “A bruxa do batom borrado” e “A preguiça do bicho preguiça”, onde foram contadas para a turma, utilizando de uma contextualização rica de detalhes para o maior incremento destes momentos, favorecendo a interação das crianças com a história e o seu engajamento durante os momentos de narração pelas professoras. O desenvolvimento de apreciação de histórias e da leitura, partem de vários momentos no dia-a-dia, sendo uma ferramenta de significado genuíno que confere ao processo de ensino e aprendizagem um enriquecimento, tanto em aspecto erudito como na conexão que se cria entre discentes e docentes. O aprendizado obtido por meio do projeto favoreceu aos licenciandos e preceptora uma experiência ímpar, por meio do estímulo à imaginação, feedback e trocas com as crianças.